DER inicia reparos emergenciais em rodovias do Oeste

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná,  iniciou nova etapa de   serviços de reparos emergenciais em 193 quilômetros de rodovias na região Oeste.

 

Objetivo é garantir segurança aos usuários enquanto é realizada licitação para  serviços de conservação

 

Os trabalhos são realizados pela equipe da Superintendência Regional Oeste do DER/PR, que conta com 500 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente adquiridos no final de agosto para este fim, representando  um investimento de 218 mil e 670 reais.

Os primeiros trechos atendidos são a PR-239, entre Toledo e Assis Chateaubriand, e a PR-484 entre Boa Vista da Aparecida e Capitão Leônidas Marques.

O objetivo é garantir mais segurança aos usuários enquanto é realizada licitação para contratar serviços de conservação mais duradouros e rotineiros.

Os trechos deveriam ser atendidos por um dos programas de conservação de pavimento do DER/PR, mas a empresa responsável não fez os serviços, levando à rescisão do contrato e por isso o  departamento optou por licitar um novo contrato de conservação, utilizando levantamentos atualizados e soluções mais modernas, que estão sendo trabalhadas para futuros programas de conservação.

No dia 1º de outubro, às duas horas da tarde, vão ser abertos os envelopes com propostas de preços das participantes, no auditório do DER/PR em Curitiba.

O orçamento estimado é de aproximadamente 61 milhões de reais, contemplando os municípios de Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Cafelândia, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora, Toledo e Três Barras do Paraná.

Paralelamente a essa iniciativa de conservação do pavimento, está em andamento a elaboração do projeto executivo de restauração e ampliação da capacidade da PR-317 e PR-239 no trecho entre Toledo e Assis Chateaubriand, uma iniciativa do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, em parceria com o BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento.

A ação está dividida em três subtrechos, o primeiro é a PR-239, entre Assis Chateaubriand e Bragantina.

O segundo subtrecho contempla a PR-317 entre Bragantina e Toledo, com previsão de um viaduto no entroncamento com a PR-182, em Toledo.

E o terceiro subtrecho trata da implantação do Contorno Oeste de Toledo, uma nova ligação entre a PR-317 e a BR-163, visando retirar o tráfego de longa distância das avenidas da cidade