Após vários dias de chuva intensa e intermitente pelo Estado, há cerca de uma semana os produtores retomaram a colheita do trigo e o plantio da soja, milho e feijão, algumas das culturas mais expressivas deste período.
A divulgação da nova estimativa de safra 2022/23, feita pelo Deral, Departamento de Economia Rural, da Seab, Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, aponta 25 milhões e 700 mil toneladas.
Os produtores avançaram na colheita, que já chega a 63% da área semeada, estimada em 1,19 milhão de hectares, conforme explica o agrônomo Carlos Hugo Godinho….
Parte da revisão se deve à estiagem no Norte e Centro-Oeste do Estado, que teve quebra de 11%, e a outra parte às chuvas e geadas no Oeste e Sudoeste, com retração de 30% e 16%, respectivamente.
Para a soja, o período sem chuva também foi favorável com avanço de 11 pontos porcentuais.
Os 600 mil hectares plantados em três a quatro dias fez com que se avançasse de 33% para 44% a área semeada.
A expectativa é de que se colham mais de 21 milhões de toneladas de soja na safra.
O plantio do milho primeira safra alcançou 82% da área total de 400 mil hectares e a produção esperada, neste momento, é em torno de 3,9 milhões de toneladas, embora ainda haja indefinição como explica o analista de soja no Deral, Edmar Gervásio…..
O feijão primeira safra, que está em fase de plantio na maioria das áreas, foi também beneficiado pelas condições climáticas dos últimos dias.
A semeadura avançou para 64% da área de 122 mil hectares.
Segundo o agrônomo Rogério Nogueira, a colheita da cevada também ficou interrompida vários dias em razão das chuvas, mas começou a se intensificar desde o último fim de semana….