Unidades de Saúde estarão coletando preventivos das mulheres e realizando vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
A Secretária de Saúde da prefeitura de Marechal Cândido Rondon, programou ações durante todo o mês relativos ao Outubro Rosa.
É uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Conforme a secretária Marciane Specht, as unidades realizam programações durante a semana, como ações com os grupos de mamografia.
As unidades de saúde também organizaram atividades e palestras.
Nesta quinta-feira, dia 17, acontecerá na unidade Estratégia Saúde da Família do Loteamento Augusto e no dia 29, na Vila Gaúcha.
O Dia D da campanha está marcado para este sábado, dia 19, quando as unidades Estratégias de Saúde da Família da sede, de Margarida e Porto Mendes, além da Clínica da Mulher e da Criança na praça Willy Barth, estarão abertas coletando exames preventivos, das 8h às 16h30.
Também sábado acontecerá o Dia D da vacinação contra o sarampo.
A vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola, tem como foco especial em dois subgrupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos e adultos de 20 a 29 anos.
Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é imunizar crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Antes do primeiro ano de vida, a dose não entra na conta do Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, o bebê continuará precisando tomar mais duas injeções.
De 18 a 30 de novembro, será a vez dos jovens de 20 a 29 anos, sendo que em MaL Rondon, o Dia D acontecerá no 30 de novembro, data final da campanha.
Conforme Marciane Specht, quase todas as unidades de saúde do município, da sede e do interior, estão participando da campanha.
Apenas as unidades de São Roque e Bom Jardim, que não possuem sala de vacina, não estarão dispondo de doses.
Os moradores destas localidades são orientados a buscar a unidade mais próxima, como Margarida, Iguiporã e Porto Mendes.
A secretária ressalta que a meta é vacinar 100% do público alvo, tendo em vista a importância desta imunização.