Diocese flexibiliza medidas de restrição adotadas por conta da pandemia

Celebração de missas com presença de fiéis está novamente autorizada

 

 

O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, está publicando novas orientações pastorais acerca da situação de pandemia, permitindo  celebração de missas com presença de fiéis e instruindo as comunidades quanto à Catequese, entre outras situações específicas.

Em nota e considerando o já determinado pelo Poder Público Federal, de que as atividades religiosas se encaixam no grupo das atividades essenciais, a partir do dia 10 de março , amanhã,  o Bispo Diocesano menciona que estão  permitidas as celebrações de missas com a presença de fiéis.

Segundo ele, cada paróquia deve considerar a situação de seu município, a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde e das autoridades locais de saúde que determinam a porcentagem máxima de ocupação e os horários destinados à circulação de pessoas.

Segundo Dom João , prudência e cautela são muito importantes neste período.

A Catequese, momentaneamente, deve seguir a orientação do poder público para as escolas.

Está autorizado o início das atividades em todo o território diocesano a partir de 15 de março (segunda-feira) na modalidade “rodízio”, sendo que uma mesma turma será dividida e atendida em horários alternados pelo catequista.

Que nos espaços físicos da catequese não se ultrapasse o limite máximo de 30% da capacidade total das salas, mantendo-as sempre arejadas.

Encontros presenciais com lideranças, mesmo reunidas em pequeno número, sejam realizadas apenas na medida da necessidade urgente.

Retiros com pernoite, grandes assembleias e confraternizações estão proibidas.