Após um aumento considerável de alunos, professores e colaboradores com sintomas gripais, o Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, recomendou, em comunicado aos pais, a volta do uso de máscaras no ambiente escolar.
Segundo o diretor Ildemar Kanitz. vários motivos levaram o colégio a optar por esta orientação e um deles são os números da Covid-19, que não são baixos e têm aumentado.
Além do que, nas próximas semanas serão registrados dias de muito frio, ou seja, um tempo propício para a propagação de vírus.
O diretor diz saber que a máscara não resolve, mas ela é um dos meios mais eficazes para evitar o contágio por vírus, seja lá qual for.
Ildemar destaca que há também um número considerável de pessoas na cidade, no Estado e no país que se negam a tomar a vacina ou não querem tomar a segunda ou a terceira dose, e isso ajuda a propagar a disseminação do vírus.
O diretor frisa diz que o uso da máscara não tem caráter obrigatório, é apenas uma orientação.
Na rede municipal de ensino rondonense, de acordo com o secretário de Educação, Fernando Volpato, atualmente há notificações de casos de Covid-19 confirmados em duas escolas.
Dois casos no Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Polegar e um na Escola Municipal Érico Veríssimo.
Segundo ele, os monitoramentos são realizados por meio do contato com as diretorias das escolas.
Volpato comenta que no momento a orientação é que as escolas repassem as informações aos pais.
Na ocorrência de qualquer sintoma relacionado à Covid-19 ou à gripe, os pais e responsáveis devem procurar atendimento médico para confirmar o caso ou não.
O secretário pede ainda que pais e alunos busquem tomar a vacina.
Ele lembra que o inverno está chegando e a tendência é que aumentem os índices de infecções respiratórias.