Discussão sobre renovação do tratado de Itaipu mobiliza lideranças no Paraná

Já há bom tempo, nas margens brasileira e paraguaia, lideranças se mobilizam para discutir a renovação do tratado de Itaipu.

Em 2023 expira a validade do documento atual e, totalmente paga,  um novo ciclo se inicia na usina e isso interessa diretamente a todos os municípios lindeiros.

Apesar de ninguém acreditar que isso ocorra, a eventual perda do pagamento mensal de royalties poderá representar sérios riscos à economia localizados à margem brasileira do lago.

O governo brasileiro informa que já instituiu uma equipe para debater a renovação do Anexo C, porém o assunto parece não ter evoluído, pois a   sequencia de trocas no comando da hidrelétrica representa atraso nas discussões.

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros acompanha a distância, pois cabe a ele  defender os interesses da região em parceria com outras entidades como Associação dos Municípios do Oeste do Paraná e o POD – Programa Oeste em Desenvolvimento.

No campo político, o  deputado federal Gustavo Fruet  apresentou ano passado um pedido de informações ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para que ele explique o que a pasta está fazendo a respeito da revisão .

Não satisfeito com as evasivas respostas, o parlamentar está insistindo, para saber “em que pé” estão as discussões.

No tocante ao Governo do Paraná e sua influência no Governo Federal na defesa dos interesses do Estado, o Secretário de Infraestrutura e Logística , Sandro Alex foi questionado a respeito…