Ações estiveram focadas na melhoria da qualidade de vida para impulsionar mudanças no cotidiano das pessoas
Principal porta de entrada para os serviços de saúde aos cidadãos de Marechal Cândido Rondon, a APS (Atenção Primária à Saúde) desenvolveu uma série de atividades em inúmeras unidades no primeiro semestre deste ano.
Gislene Mendonça, enfermeira coordenadora da APS, menciona que as ações foram realizadas pelas equipes das ESFs (Estratégia Saúde da Família) e da eAP (Equipe da Atenção Primária), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Ela explica que tais projetos objetivam desenvolver atividades de promoção, prevenção de doenças e recuperação da saúde, tendo como principal dispositivo a educação em saúde, também contando com o suporte do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), por meio de ações focadas na melhoria da qualidade de vida individual e da coletividade para impulsionar mudanças no cotidiano das pessoas.
As atividades contemplaram grupos de gestantes, ações coletivas de educação em saúde bucal para crianças em idade escolar e palestra educativa.
Na ESF São Lucas ocorreram atividade coletiva de educação em saúde bucal, na Escola Municipal Ana Paula, e grupo de Gestantes; já na ESF Augusto houve atividade coletiva de educação em saúde bucal, na Escola Municipal Osvino Weirich; na ESF Jardim Marechal foi feita atividade coletiva de educação em saúde bucal, na Escola Municipal Waldomiro Liessen.
Por sua vez, na UBS (Unidade Básica de Saúde) de Novo Três Passos foi ministrada palestra educativa para adolescentes sobre os malefícios do álcool e de outras drogas, tendo por local a Escola Estadual São João Batista; nas ESFs do Primavera e do Botafogo aconteceram encontros dos grupos de gestantes; já no CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil).
Pequeno Polegar foi promovida atividade coletiva de educação em saúde bucal.