Rádio Difusora do Paraná

Docentes municipais participam de programa de apoio ao bem-estar

Formação visa ampliar recursos e estratégias para promover bem-estar e prevenir doenças

 

A Secretaria de Educação de Marechal Rondon  está oferecendo  ao quadro de docentes das  escolas municipais  e CMEIs , importante programa de apoio ao bem-estar, especialmente quanto aos cuidados com a saúde destes profissionais em tempos de pandemia.

É uma formação que visa ampliar recursos e estratégias para a promoção do bem-estar e a prevenção de doenças, enfocando também os objetivos pessoais e profissionais do professor.

Em relação ao conteúdo, destaque para a abordagem da integralidade humana; o contexto da Covid-19 e suas repercussões sobre a saúde docente; cuidados com a saúde mental; fatores de risco para o bem-estar; gestão do stress; causas e consequências do mal-estar; espiritualidade e resiliência humana; saúde vocal; gestão de sintomas físicos; entre outros.

O programa conta com estudos preliminares, avaliações, sessões temáticas e pós-avaliação com apresentação dos resultados para os dirigentes da Secretaria de Educação rondonense.

As atividades são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta por psicóloga/pedagoga, fisioterapeuta, instrutora de yoga e fonoaudióloga.

O idealizador do projeto é o doutor e mestre em educação pela PUC-RS, Adelar Sampaio.

Conforme o Secretário de Educação, Fernando Volpato, o projeto iniciou pelos CMEIs Vila Gaucha e Zilda Arns, e será desenvolvido de forma setorizada, para que as turmas não tenham mais do que 40 profissionais, atendendo assim as recomendações sanitárias, especialmente quanto ao distanciamento entre os participantes.

Apesar de a  participação ser opcional, o secretário informa que houve excelente adesão nesta primeira etapa.

Volpato menciona que na sequência, serão atendidos profissionais de outros educandários, dado  a  importância do  programa para qualificar o docente para prevenir situações de mal-estar e adoecimento frente às novas situações criadas pela pandemia.