Conectado com

Geral

Dono de Frigorífico dá detalhes da crise vivida pela piscicultura

Frigorífico Kohler

Atividade que já não vive um bom momento como reflexo da pandemia de coronavírus, a piscicultura pode estar caminhando para uma crise ainda mais grave com a chegada do inverno.

A piscicultura regional teve um crescimento forte ao longo das duas últimas décadas, tanto em matéria prima produzida, como no aumento de consumo e maior estrutura de comercialização.

Um dos grandes problemas sempre foi quanto a comercialização, haja vista que por vezes os produtores se viam lesados por “caloteiros” que agiam livremente na atividade.

Além da instalação de pequenos frigoríficos, o sistema de integração também trouxe novos horizontes aos piscicultores e as vendas sem recebem foram diminuindo consideravelmente.

Em outubro do ano passado, o valor pago pelo quilo era de 3 reais e 90 centavos a 4 reais e 10 centavos, mas ao longo dos meses seguintes o mercado ficou aquecido e houve um aumento considerável.

Em janeiro, o valor chegou perto dos 5 reais, mas com a pandemia, despencou de forma repentina e agora varia de 4 reais e 20 centavos a 4 reais e 40 centavos, dependendo do tamanho do peixe.

O consumo menor levou os frigoríficos a reduzirem os abates diários, o que leva ao represamento do animal em ponto de abate dentro das propriedades, situação que deve ser agravada com a chegada do inverno.

No início da pandemia, os pequenos frigoríficos, que fazem o abate dos peixes dos pequenos produtores, reduziram de 80 a 100% o abate, e agora retornam aos poucos.

Entretanto, com o consumo reduzido, o abate também deve ser menor e o peixe deve ficar nos viveiros por mais tempo.

Além de aumentar o custo de produção, uma vez que ele precisa continuar comendo e manter o peso do animal que no inverno é mais difícil, essa ampliação do ciclo pesa no bolso do produtor, que demora mais tempo para ter receita e retarda um novo ciclo, uma vez que só se colocam peixes novos quando todos os outros já estão fora do viveiro.

Demais problemas vividos pela piscicultura regional, atividade impactada pela pandemia da Covid-19, são detalhados pelo empresário Deomar Kohler, proprietário do Frigorífico Kohler, no município de Ouro Verde do Oeste..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.