Rádio Difusora do Paraná

Ecoponto de Marechal é o lugar ideal para descartar seu lixo

O Ecoponto em Marechal Cândido Rondon realiza um trabalho fundamental para a sociedade, com o recebimento, separação e destinação de diversos materiais recicláveis e não recicláveis.

Muitas vezes não se tem consciência de qual é o local adequado para descartar determinados tipos de lixo, como aparelhos eletrônicos, galhos e restos de construção, graças ao o Ecoponto, anexo a Secretaria de Agricultura junto ao centro de eventos de Marechal, temos esse benefício em prol da sociedade rondonense.

Em uma entrevista com Marcos Chaves, responsável pelo Ecoponto, tivemos acesso ao funcionamento dos trabalhos realizados no ambiente e também sobre sua destinação.

Os mais diversos tipos de lixos podem ser levados até o Ecoponto, onde em um primeiro momento são selecionados em containers, o lixo orgânico é transformado em adubo natural, os galhos e restos de podas são moídos e tem o  mesmo fim, os entulhos como restos de construções e similares são utilizados como preenchimento em outras obras, as madeiras em sua grande maioria são recolhidas por artesãos que as utilizam em suas artes e os demais materiais são entregues para as duas associações de catadores de Marechal Cândido Rondon, a ACAN (Associação de Catadores Amigos da Natureza) e a COOPERAGIR (Cooperativa dos Agentes Ambientais).

Nesses ambientes os materiais são selecionados mais uma vez, quebrados, picotados, amassados ou fracionados em partes menores e posteriormente vendidos para empresas e indústrias que utilizam esses materiais para produzir suas mercadorias, logo, eles são reciclados.

O Ecoponto tem horário de atendimento das 7 às 19 horas de segunda à sexta-feira e das 7 às 17 horas no sábado.

A orientação para os munícipes que levam resíduos orgânicos ou entulhos em sacos, é para que retirem o material do mesmo e deixe apenas o material adequado do contêiner, pode-se até descartar o soco no container destinado para plásticos, sempre tomando o devido cuidado com a separação dos materiais.