Conectado com

Política

Eleitor poderá justificar falta pelo celular

Divulgação

As lojas de aplicativo de celular (app) colocaram ontem à disposição uma nova versão do e-Título com mais funcionalidades.

O recurso eletrônico possibilitará a justificativa de ausência nas votações de 15 de novembro (1º turno) e 29 de novembro (2º turno), até 60 dias após cada pleito, por meio dos celulares e tablets.

Até as eleições, o e-Título estará atualizado para que as justificativas possam ser apresentadas a partir do dia da votação por quem não compareceu – por estar fora do domicílio eleitoral ou impedido de ir à zona eleitoral.

O e-Título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, também permite ao cidadão gerar certidões de quitação eleitoral e de nada consta de crimes eleitorais, além de fazer a autenticação de documentos da Justiça Eleitoral.

O acesso ao aplicativo é gratuito e funciona em sistemas operacionais Android e iOs, e conforme a Justiça Eleitoral, para baixar o aplicativo, basta procurá-lo na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel ou acessar o hotsite do título de eleitor no Portal do TSE.

Nas eleições de 2018, 29,9 milhões de pessoas no primeiro turno e 31,3 milhões de pessoas no segundo turno deixaram de votar.

Quem até hoje não justificou deve emitir o boleto para quitação de multas nos sites do TSE ou dos tribunais regionais eleitorais: a justificativa é obrigatória.

O pagamento deve ser feito pela Guia de Recolhimento da União no Banco do Brasil e depois de fazer o pagamento, o cidadão deve aguardar a identificação do recolhimento da multa pela Justiça Eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral.

O TSE orienta que em caso de urgência para a regularização da situação eleitoral, o cidadão deve entrar em contato com a zona eleitoral onde está inscrito para orientações sobre a baixa da multa no sistema.

Conforme a Justiça Eleitoral, o cidadão que não votar por três pleitos, nem justificar ausência, nem pagar as multas devidas terá o título cancelado.

Continue Lendo
Publicidade

Política

Sperafico volta à Câmara Federal para seu sétimo mandado

O empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico, de Toledo, foi um dos 513 deputados federais empossados oficialmente para 57ª legislatura da Câmara dos Deputados, em sessão especial da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro de 2023, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

 

A cerimônia foi comandada pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e dos 513 parlamentares empossados para mandato de quatro anos.

Trinta parlamentares integram a Bancada Federal do Paraná.

No Estado, a diplomação dos parlamentares eleitos ocorreu em 19 de dezembro de 2022, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, no Teatro Positivo, em Curitiba.

Representando o Paraná, além de Dilceu Sperafico, foram empossados como deputados federais: Sérgio Souza; Aliel Machado; Beto Preto; Beto Richa; Carol Dartora; Delegado Matheus Laiola; Deltan Dallagnol; Diego Garcia; Enio Verri; Felipe Francischini; Filipe Barros; Geraldo Mendes; Fernando Giacobo; Gleisi Hoffmann; Leandre Dal Ponte; Luciano Ducci; Luísa Canziani; Luiz Nishimori; Nelson Fernando Padovani; Paulo Litro; Pedro Lupion; Ricardo Barros; Sandro Alex; Sargento Fahur; Tadeu Veneri; Tião Medeiros; Toninho Wandscheer; Nelsi Coguetto Vermelho; e Zeca Dirceu.

Sperafico cumpre o seu 7º mandato de deputado federal e tem como principais bandeiras de lutas o agronegócio e o municipalismo…..

 

Continue Lendo

Geral

Liderança do Governo prega diálogo e transparência na Assembleia Legislativa

Transparência, diálogo, presença nos municípios, fortalecimento das políticas públicas e do papel da Assembleia Legislativa do Paraná .

Com esses compromissos, Hussein Bakri  assumiu  ontem  o terceiro mandato consecutivo como deputado estadual, após ter sido eleito com 97.681 votos.

E o parlamentar já inicia os trabalhos com duas missões importantes: será o líder do Governo Ratinho Junior   na Casa e também deverá assumir a presidência da Comissão de Educação….

 

Continue Lendo

Geral

Sperafico assume hoje seu 7º mandato como deputado federal

Divulgação

Os 513 deputados federais eleitos no ano passado tomam posse e elegem o novo presidente da Câmara nesta quarta-feira , 1º de fevereiro.

Por enquanto, há dois candidatos ao comando da Casa: o atual presidente Arthur Lira e o deputado eleito pelo Psol Rio de Janeiro,  Chico Alencar .

A posse dos eleitos está marcada para às 10 horas, mas a   eleição da mesa diretora começará  às 16h30.

Arthur Lira tem amplo favoritismo e seus aliados esperam que ele se reeleja com quase 90% dos votos.

O atual presidente da Câmara conseguiu formar uma aliança com partidos da direita à esquerda para apoiar sua reeleição , incluindo o PT do presidente  Lula .

Ainda é possível que haja outro candidato além de Lira e Alencar, já que as candidaturas podem ser registradas até as 15 horas e 30  minutos.

Quem retorna ao Congresso Nacional, para cumprir seu 7º mandato  é Dilceu Sperafico, que reafirma seu compromisso com a região e o Paraná como deputado federal…..

 

No Senado Federal, a sessão de posse está marcada para as 15 horas  e em seguida ocorrerá a eleição da Mesa, para escolha do presidente.

Na sessão de  amanhã,  quinta-feira pela manhã, ocorrerá a escolha dos demais cargos da mesa.

Até o momento, apenas o senador Eduardo Girão, do Podemos, oficializou candidatura mas o  atual presidente, Rodrigo Pacheco, do PSD, também é candidato e tem o apoio do PDT, PT, Rede e MDB.

O terceiro candidato é Rogério Marinho, do PL, que tem o apoio do PP e do Republicanos.

Amanhã às 15 horas, o Senado fará a sessão solene de abertura dos trabalhos do Legislativo, quando será lida a mensagem enviada pelo presidente Lula, que pode ir pessoalmente ao Congresso ou enviar a mensagem pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.