A boa relação entre Brasil e Paraguai proporcionou nos últimos anos boas relações comerciais entre os dois países. Bom exemplo dessa boa relação comercial é a cidade de Salto del Guairá. Contudo, este cenário está em xeque.
Na cidade fronteiriça, a Câmara de Vereadores e a Prefeitura decretaram “catástrofe” devido ao movimento “movimento comercial nulo”, com o fechamento da fronteira.
Informações dão conta de que as vendas dos comerciantes paraguaios caíram, praticamente, em 100% e mais de seis mil funcionários foram desligados de seus empregos. Assim, o comercio de Salto del Guairá corre risco de falência coletiva.
Os membros do conselho da Junta Municipal consideram inegável a catástrofe econômica e os habitantes locais procuram atrair a atenção das autoridades governamentais com medidas vigorosas.
Na noite da última segunda-feira, os comerciantes, desempregados e taxistas em uma carreata, que reuniu mais de mil veículos, chamaram a atenção das autoridades, solicitando o congelamento das dívidas durante a pandemia.
O Paraguai é citado como bom exemplo no combate à proliferação do novo coronavírus. O país inteiro tem 1.379 casos positivos e 13 mortes.
Empresário e agropecuarista Paraguaio, Maicom Leandro Rafaeli, relata – com exclusividade a Rádio Difusora do Paraná – a difícil situação do país vizinho…..