Rádio Difusora do Paraná

Empossado o novo presidente brasileiro da Itaipu Binacional

Anatalicio Risden é o 14º diretor-geral brasileiro da usina

No transcorrer da    cerimônia de posse do diretor-geral brasileiro da Itaipu, almirante Anatalicio Risden Junior, hoje pela manhã no Palácio Itamaraty, em Brasília, o  presidente Jair Bolsonaro destacou o protagonismo da Itaipu Binacional em garantir a segurança energética do País, além de representar um símbolo para a integração do Brasil com o Paraguai e ser um motor no desenvolvimento regional.

A solenidade reuniu dezenas de autoridades, entre elas, os ministros de Relações Exteriores, Carlos França; de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque; o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; e o vice-governador do Paraná, Darci Piana, que representou o governador  Ratinho Junior.

Também estiveram presentes o diretor-geral paraguaio de Itaipu, Manuel Maria Caceres Cardozo, além de conselheiros da binacional.

Segundo Bolsonaro, a política de austeridade do governo federal, seguida por Itaipu, permitiu a alocação de recursos em grandes obras, como a revitalização do sistema de corrente contínua de Furnas, que terá o financiamento de R$ 1 bilhão da margem brasileira da binacional; e construções como a Ponte da Integração Brasil-Paraguai e a ampliação da pista do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu, entre outras.

No total, Itaipu está investindo  2 bilhões e 600 milhões de reais  em obras estruturantes, ações que fortalecem a integração regional, a segurança energética e o desenvolvimento da região da usina, do Paraguai e do Brasil.

Nomeado em decreto publicado no Diário Oficial da União, em 27 de janeiro, Anatalicio Risden é o 14º diretor-geral brasileiro da Itaipu.

 

Itaipu Binacional