Entra em operação nesta terça-feira o Alerta Geada, serviço que o IDR-Paraná e o Simepar oferecem aos produtores rurais com o objetivo de avisar com antecedência a possibilidade de ocorrer danos à agropecuária em virtude do frio.
Durante o período de operação, de maio a setembro, os pesquisadores publicam diariamente um boletim informativo sobre as condições meteorológicas e a evolução de massas polares no Estado, que pode ser acompanhado no aplicativo IAPAR.
O serviço está disponível gratuitamente na App Store, nas páginas do IDR-Paraná, do Simepar e, ainda, pelo telefone (43) 3391-4500.
Além do boletim diário, um pré-alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência se há aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos à agropecuária.
Caso as condições persistam, novo aviso é expedido em até 24 horas antes da possível ocorrência do fenômeno.
Os alertas de geada também podem ser recebidos no aplicativo Telegram.
A agrometeorologista do IDR-PR, Heverly Morais, lembra que o Alerta Geada está em operação desde 1995, foi originalmente formulado para a proteção dos cafezais paranaenses, mas beneficia vários setores da agropecuária.
O serviço conta com o apoio da Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento, Consórcio Pesquisa Café, prefeituras, cooperativas e associações de produtores.
Com AEN