Rádio Difusora do Paraná

Equipe multidisciplinar da Secretaria de Educação rondonense promove formação continuada para professores

A temática principal das formações foi voltada para o atendimento ao público autista

A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, por meio de equipe multidisciplinar, tem promovido ao longo do ano, formação continuada para os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), composto por profissionais da Sala de Recursos Multifuncional (SEM) e Professores Acompanhantes de Escolas (PAEE) e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). As capacitações também são estendidas as coordenações. As formações foram cuidadosamente planejadas e ministradas pelas profissionais da equipe, incluindo a assessora da educação especial, Sônia Passos, as psicopedagogas/neuropsicopedagogas, Eliane Grisa e Mara Mallmann, e a psicóloga Raquel Volpato. A formação também contou com a participação da nutricionista da secretaria, Jaciara Garcia.

A temática principal das formações foi voltada para o atendimento ao público autista, tendo como objetivo principal fortalecer o AEE por meio do compartilhamento de experiências e práticas pedagógicas inclusivas que contribuem para a aprendizagem de todos os alunos. Os temas abordados nas formações foram a dificuldade e seletividade alimentar; trabalho colaborativo/coensino; importância da rotina; métodos de alfabetização e sua relação com o sucesso/insucesso no processo de alfabetização de crianças com TEA; TEA e as funções executivas; estudo de caso e elaboração de atividades práticas.

Conforme o secretário de Educação, Fernando Volpato, a partir da formação, espera-se que os professores possam lidar melhor com os desafios em sala de aula, proporcionando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. “Acreditamos que a formação continuada é um investimento fundamental para o desenvolvimento da educação, em especial dos professores para que possam continuar se aperfeiçoando nas suas práticas educativas e consequentemente ofertando aos nossos alunos um atendimento cada vez mais especializado”, destacou o secretário.

 

Assessoria