Rádio Difusora do Paraná

Escola de Liderança

A JCI – Junior Chamber International é uma organização criada em 1915 que surgiu de uma insatisfação de um grupo de jovens que não se contentava em viver uma rotina comum. Eles queriam ir além e entregar mais de si em benefício da sociedade em geral, melhorando o meio e qualidade de vida das pessoas. Uma organização não governamental de jovens entre 18 e 40 anos, que possui membros em cerca de 124 países e organizações regionais ou nacionais na maioria deles.

Já a JCI Juvenil surgiu para oportunizar que lideres com idades de 12 a 18 anos, possam aflorar sua potencialidade em prol da melhoria da sociedade.

Cada qual com seus projetos e ações distintas, permitindo que se auxiliem e trabalhem juntos em causas pontuais, porem, mantendo a mesma meta de servir a humanidade de forma significativa, tendo como missão oportunizar oportunidades de desenvolvimento que preparem as pessoas jovens a criar mudanças positivas, como uma verdadeira escola de liderança.

Ao planejar, projetar e desenvolver as ações em benefício da sociedade, os membros adquirem habilidades de liderança como oratória, comunicação interpessoal, planejamento de projetos, entre outros.

O JCI Marechal desenvolve projetos como o “Oratória nas Escolas”, o “Dia Mundial Da Limpeza” e o “Festival Rock und Bier”, que terá sua segunda edição no dia 13 de abril deste ano.

Já no grupo dos mais jovens, Dieiny Merten, jovem rondonese com 16 anos de idade, prova suas capacidades de liderança através do projeto Oratória nas Escolas e é a mais nova presidente da JCI Juvenil do município.

Dieiny esclarece que em seu mandato pretende implantar novas ações e projetos inovadores para o clube, que beneficiarão a sociedade em geral e para qualificar ainda mais seus jovens membros, como: um festival de conto de lendas locais, um concurso de arte coletiva e um workshop para capacitação dos membros.

Para os jovens a mais tempo, que já passaram da idade dos 40 anos, a JCI possui um clube de extensão, denominado Senado da JCI, que em Marechal Cândido Rondon teve sua primeira versão em 2009, seus membros continuam servindo a sociedade, auxiliando os jovens a menos tempo e sendo ouvidos, porem, agora sem a direito de voto, participação de concursos e ocupação de cargos para coordenar projetos.

Para quem tiver interesse em entrar em contato com os representantes da JCI ou JCI Juvenil, basta entrar em contato com eles pelas redes sociais, Instagram: https://www.instagram.com/jcimarechal/  e https://www.instagram.com/jcijuvenil/

A seguir acompanhe a entrevista completa com, Amanda Roesler, Assessora Legal da JCI Juvenil 2024, Dieiny Merten, Presidente da JCI Juvenil 2024 e Bruna Tierling, Presidente do JCI Marechal 2024.