Projeto será realizado com cerca de 350 alunos de dez instituições de ensino neste primeiro semestre
A edição deste ano do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) teve sua aula inaugural realizada na manhã desta terça-feira (28), em Marechal Cândido Rondon. A instrução ocorreu na turma do 5º ano da Escola Municipal 25 de Julho, no Jardim Primavera.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, neste primeiro semestre o projeto contempla em torno de 350 alunos das turmas de 5° ano das escolas municipais Almirante Barroso, Comandante Luiz Augusto de Morais Rego, Floriano Peixoto, Jean Piaget, Julia Wanderley, Osvino Carlos Weirich, Waldomiro Liessen, 25 de Julho e 25 de Março; além do Colégio Luterano Rui Barbosa, da rede privada. A formatura deve ocorrer no dia 31 de maio.
No segundo semestre o Proerd será ofertado para outros cerca de 350 estudantes.
O secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, enaltece o comprometimento do prefeito Marcio Rauber e do vice Ilario Hofstaetter (Ila) com o desenvolvimento da iniciativa, retomada em nível municipal no ano de 2017 e no ano passado, após a pandemia da Covid-19.
O programa consiste em dez lições ministradas pela policial militar Joselaine de Oliveira, uma vez por semana em encontros com uma hora de duração. Ao término das lições, uma formatura marcará o encerramento do projeto, com reconhecimento aos alunos, e participação de pais e da comunidade.
Convênio
O município mantém um convênio com a Polícia Militar. Com isso, um policial instrutor Proerd transmite o conhecimento aos estudantes. A prefeitura atua em todas as fases do projeto, abrangendo organização, compra de livros, camisetas, organização da formatura, entre outros.
Estiveram presentes à aula inaugural, o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato; o presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer; o diretor da Escola 25 de Julho, Alberto Lausch, e equipe; responsável pelo Proerd na Secretaria de Educação, Carmem Gevarovsky; policial militar Joselaine de Oliveira.
Fonte: Assessoria