Conectado com

Política

Está na Câmara rondonense o Plano de Inovação Tecnológica Educacional

Assessoria

Proposta é modernizar o ensino público municipal através da integração da educação com a tecnologia

Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou para a Câmara de Vereadores o projeto de lei 33/2019, que trata da implantação do Plano Municipal de Inovação Tecnológica Educacional , relativo ao período de 2019 a 2022, que visa modernizar o ensino público municipal através da integração da educação com a tecnologia, mediante processos de formação continuada do corpo docente, utilização de recursos educacionais digitais e investimentos em infraestrutura.

Após lida na sessão desta semana a proposta foi baixada pelo para análises e pareceres das Comissões Permanentes de Justiça e Redação; Educação, Saúde, Cultura, Bem-Estar Social e Ecologia; e de Finanças, Orçamento de Fiscalização.

De acordo com o projeto de lei, para o desenvolvimento do Plano o Município buscará integrar suas ações com a União, o Estado e a sociedade civil, sempre que possível.

Da mesma forma, fica determinado que ele deve ser compatível com as diretrizes do Plano Municipal de Educação.

Conforme a secretaria de educação, “no sistema educacional atual a interação digital se tornou uma ferramenta poderosa, porém não basta o professor ter todos os modernos recursos no seu dia a dia e continuar com a mesma metodologia, ele precisa inovar e acompanhar a era digital dos alunos.

Para a elaboração do Plano Municipal de Inovação Tecnológica Educacional , em 2018 a Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon fez um diagnóstico junto aos diretores e professores da rede municipal sobre o uso de tecnologias educacionais.

Deste modo foi possível identificar as carências, demandas e potencialidades.

Entre os dados coletados, foi identificado que em 70,8% das instituições a maioria dos professores acredita que o uso de recursos tecnológicos favorece o aprendizado dos alunos.

Verificou-se porém, que em 79,2% dos educandários não há plano de ação concreto para promover a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas e que cada professor se organiza de maneira independente.

Ainda segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Educação, os principais obstáculos para a integração de tecnologias às práticas de ensino e aprendizagem são a insuficiência ou obsolescência dos programas de computador, plataformas digitais, aplicativos e materiais digitais para uso na prática de ensino e a falta de computadores, notebooks e tablets para uso nas práticas de ensino.

Através do Plano enviado à Câmara o Município pretender corrigir esta realidade.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Deputado Hussein e autoridades vistoriam obras de construção da segunda ponte ligando Brasil ao Paraguai

Continue Lendo

Geral

Governo do Estado libera o tráfego de veículos no novo viaduto de Foz do Iguaçu

Obra de R$ 15,8 milhões na entrada da cidade é fruto de uma luta encabeçada pelo deputado Hussein Bakri em parceria com o prefeito Chico Brasileiro

Com quatro meses de antecedência, o Governador Ratinho Junior (PSD) liberou nesta sexta-feira (6) o trânsito no Viaduto Lyrio Bertoli, construído no acesso principal de Foz do Iguaçu. A autorização para o tráfego de veículos se deu após uma última vistoria na obra, que foi acompanhada pelo deputado Hussein Bakri (PSD), Líder do Governo na Assembleia Legislativa; pelos secretários Sandro Alex (Infraestrutura) e Valdemar Jorge (Planejamento); e pelo Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Fernando Furiatti.
“Essa era uma obra esperada pela população da fronteira há mais de 20 anos e que está saindo do papel pelas mãos de um Governo que sabe que agilidade e qualidade podem caminhar juntas. E aqui está a prova. Uma obra magnífica e entregue antes do prazo, que vai trazer desenvolvimento para a região”, comemorou Hussein Bakri, que é o deputado indicado pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD) para representar Foz do Iguaçu junto ao Governo do Estado.
Projetada pelo DER, a obra de R$ 15,8 milhões custeada pelo Estado readequou o cruzamento entre a BR-277 e a Avenida Costa e Silva. No total, a extensão do viaduto é de 1 quilômetro, com duas pistas e acostamento em cada sentido, em uma largura de 22 metros.
A obra resolve um dos principais gargalos de mobilidade de Foz, facilitando o acesso aos bairros da região Norte e ao Centro da cidade. Ao mesmo tempo, o elevado vai agilizar o tráfego pesado que segue rumo à fronteira.
A estrutura deve aumentar a capacidade do fluxo local em cinco vezes, e a projeção é atender a demanda de tráfego pelos próximos 30 anos.

Continue Lendo

Geral

Pavimentação entre Mercedes e Linhas Sanga Mineira e Forquilha será concluída em breve

A Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos de Mercedes está executando duas obras importantes no município: uma no perímetro Urbano e outra na área rural.

Na área urbana está sendo finalizada a rotatória construída entre a Avenida João XXIII, no sentido a Três Irmãs e a Rua Quito, restando o sinalização horizontal, colocação de um superposte de iluminação e execução do projeto paisagístico.

A obra na área rural refere-se a pavimentação asfáltica no trecho entre o portal de acesso a Mercedes e Linhas Sanga Mineira e Forquilha, num trecho de 2.200 metros.

Está obra é uma parceria entre o município e Itaipu Binacional e o Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná (Cindepar).

O Secretario de Viação Obras e Serviços Urbanos de Mercedes Altair Loffi, revela que a rotatória na sede municipal já está com o transito no seu entorno liberado, mas pede atenção dos motoristas e respeito as leis de transito para evitar acidentes.

Em relação a pavimentação asfáltica na área rural, o Secretário Altair Loffi esclarece que houve um pequeno atraso na chegada da emulsão asfáltica, mas que no mais tardar até segunda-feira o trabalho será retomado.

Ele chama a atenção da população que normalmente utiliza aquele trecho na saída da BR 163 sentido Sanga Mineira e Forquilha, para que utilizem as rotas alternativas para não comprometer a qualidade da obra…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.