O momento da pandemia do Novo Coronavírus segue complicado em Toledo e região, mas a boa notícia desta segunda-feira foi que a fila de espera por leitos de Terapia Intensiva Covid-19 voltou a ficar zerada na 20ª Regional de Saúde de Toledo.
O fato é importante, visto que em dias anteriores a fila de espera chegou a ser enorme, principalmente no mês de março, quando o número chegou a superar os 20 em alguns dias.
Atualmente nove pessoas ainda aguardam por leitos de enfermaria na região da abrangência da 20ª Regional.
Mesmo com a fila de espera dando uma trégua momentânea, ainda não é hora para relaxar, pois os índices de ocupação de leitos de UTI Covid-19 na 20ª Regional de Saúde de Toledo seguem elevados.
São 62 leitos de UTI Covid-19 no total, sendo que no momento 58 estão ocupados.
Os 62 leitos estão divididos em três unidades hospitalares, com 28 vagas no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, sendo que 25 estão ocupadas.
A segunda unidade é o Hospital Bom Jesus, em Toledo, que conta com 24 vagas, das quais todas estão indisponíveis.
A outra unidade é o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, com 10 leitos e nove em utilização.
Outros fatores que ainda causam preocupação são o número de novos casos e óbitos, dados esses que até diminuíram, mas estão longe do ideal.
Recentemente, o médico e diretor geral da Secretaria de Saúde, Fernando Pedrotti, destacou que a diminuição de novos casos é primordial para que outros números também melhorem.
Tal diminuição também impacta na redução de outros índices como casos ativos, número de pacientes graves, ocupação de leitos de enfermaria e UTI e por consequência no índice de óbitos.