Rádio Difusora do Paraná

Estado aguarda para esta semana o reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação

  Assembleia da OIE será na quinta-feira

 

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento está na expectativa junto com todo o setor produtivo paranaense e mobilizada   para acompanhar a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde Animal,  marcada  para quinta-feira , dia 27 , às 14 horas .

Na  ocasião   a OIE deverá conceder ao Paraná o certificado internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, reconhecimento que será importante para a abertura de mercado ao setor de carnes no Estado.

Esse status de reconhecimento de área livre de aftosa é fruto do esforço de cada agricultor para combater esse problema que já assombrou muito o nosso estado.

Agora, com o reconhecimento os produtores paranaenses terão um novo compromisso, que é a atualização anual dos rebanhos, processo que aliás está em andamento no Estado.

Produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda têm até 30 de junho para realizar a atualização dos rebanhos 2021.

Para isso estão a disposição: o site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br) e também as Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município.

A partir de 30 de junho, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação.