Estado promete 168 milhões de reais para municípios investirem em saúde

Governador Carlos Massa Ratinho Júnior durante coletiva para a imprensa no Palácio Iguaçu em Curitiba momentos antes de se reunir com secretários de governo - palácio iguaçu - assembléia legislativa do paraná - bandeira do brasil - bandeira do Paraná - centro cívico -

Durante encontro com prefeitos do Paraná ontem, o governador Ratinho Junior autorizou a liberação de 168 milhões de reais para a saúde pública de 297 municípios.

O investimento é destinado a aquisição de ambulâncias, vans, carros e micro-ônibus, reformas, ampliações e novas unidades básicas de saúde, além de equipamentos.

No mesmo evento, o governador anunciou a construção de dez Ambulatórios Multiprofissionais de Especialidades e destacou que os recursos atendem o compromisso de regionalização da saúde e que a destinação foi definida com apoio dos deputados estaduais, prefeitos e secretários municipais.

De acordo com o governador os recursos serão depositados até o próximo dia 21, na modalidade fundo a fundo.

 

Na mesma ocasião o secretário da Saúde, Beto Preto, ressaltou que os investimentos atendem ações estruturantes e emergenciais, além da renovação tecnológica e da construção de novas unidades básicas

Ele garantiu também afirmou que nos próximos 30 ou 60 dias os municípios que ficaram de fora serão incluídos no projeto.

 

Os investimentos de 168 milhões de reais contemplam a compra de kits de assistência de serviço de fisioterapia, aparelhos de ultrassom e de raio-x, densitômetros ósseos, equipamentos que auxiliam o monitoramento das gestações e aparelhos para exames nos olhos, ouvidos e para detectar lesões na pele.

Os recursos também englobam 88 ambulâncias, 58 vans e 42 automóveis, além de 86 reformas e 36 construções, sendo 33 unidades básicas, dois prontos atendimentos e a sede de um Samu, em inúmeros municípios.