Conectado com

Agricultura

Estiagem gera preocupação e pode trazer graves prejuízos a safrinha de milho

Depois de uma grande produção de soja no verão, as atenções dos agricultores do Oeste do Paraná estão voltadas ao desempenho das lavouras estruturadas com o milho da safrinha.

Embora as condições climáticas estejam desfavoráveis, já que as chuvas estão muito aquém das necessidades, o Departamento de Economia Rural está mantendo sua estimativa de produção.

Na área de abrangência do Deral de Toledo, a produção da safrinha está estimada em 2 milhões e 450 mil toneladas, menor em 21,5% em comparação com a supersafra obtida na colheita anterior.

É ressaltado também que, além das condições atmosféricas terem sido altamente satisfatórias na safrinha passada, para 2019/2020 houve redução da área plantada em cerca de 3%.

A preocupação existe, mas segundo o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural, João Luiz Nogueira, a previsão é de que as condições climáticas se normalizem a partir do dia 15..

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Chuvas voltam a aliviar produtores de milho da microrregião

Ilustrativa

Mesmo não sendo na continuidade necessária para suprir da deficit hídrico do campo, as chuvas que atingiram ontem a microrregião de Marechal Cândido Rondon um novo ânimo aos agricultores.

As precipitações foram de 28 milímetros na sede de Marechal Cândido Rondon; 30 em Bom Jardim; 28 em Entre Rios do Oeste; 39 em Iguiporã; 28 em Margarida; 25 em Mercedes; 25 em Novo Horizonte; 17 em Novo Três Passos; 25 em Novo Horizonte; 31 em Pato Bragado; 30 em Porto Mendes e 30 em Quatro Pontes.

Sobre o que isso representa para o milho da safrinha, o engenheiro agrônomo Renato Wiebrantz, da Agrícola Horizonte, destaca..

 

Continue Lendo

Agricultura

Associação dos suinocultores de Marechal Cândido Rondon apoia reabertura do comércio local

Reportagem com Gladiston Pacheco

Clique e leia o ofício

oficio 01-2020

Continue Lendo

Agricultura

Deputado quer redução do imposto sobre ração de peixe no Paraná

A Assembleia Legislativa encaminhou requerimento ao Governo do Estado para que estude a redução ou até mesmo a isenção do imposto incidente sobre a comercialização da ração para o cultivo do peixe no Paraná

A proposta do deputado Luiz Claudio Romanelli foi apoiada pelo deputado HUSSEIN BAKRI e por diversos outros parlamentares.

O benefício valeria durante a pandemia do coronavírus, em que houve um aumento no preço dos insumos devido à alta do dólar e, consequentemente, o aumento no custo de produção

O objetivo é preservar os negócios de piscicultores e aquicultores do Paraná, que é o maior produtor de peixes de cultivo do Brasil

Seriam beneficiados centenas de produtores da região Oeste, que é destaque nacional na produção de pescado, sobretudo de tilápia.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.