O ex-prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), foi nomeado pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), como assessor da Casa Civil na região Oeste do estado. A nomeação foi oficializada por portaria assinada pelo chefe da Casa Civil, José Carlos Ortega, e pelo governador em exercício, Darcy Piana (PSD), na última quarta-feira, 15.
Com longa trajetória na política local, Beto já foi vereador entre 1997 e 2000, prefeito de Toledo em dois mandatos (2013–2016 e 2021–2024) e também disputou cargos legislativos estaduais e federais, embora sem êxito.
Agora, com a nova função no Governo do Estado, Lunitti assume a missão de atuar diretamente na articulação política e no assessoramento regional das ações da Casa Civil. “É uma função que promove um status importante para Toledo, através da nossa liderança. Queremos fazer as interlocuções regionais das demandas junto à Casa Civil e aos núcleos de saúde, educação, agricultura, e também com o Instituto Água e Terra”, destacou o ex-prefeito.
Segundo ele, o objetivo é somar a sua experiência como gestor à estrutura do Governo Ratinho Junior, contribuindo com desenvolvimento e articulação entre os municípios e o Estado. “Naturalmente, é uma função nobre. Fico honrado com a confiança depositada pelo governador Ratinho em nós e com o compromisso efetivo de produzir com ânimo, determinação, com muito afinco e amor”, afirmou.
Beto também sinalizou que pretende manter uma postura colaborativa com as lideranças regionais, incluindo o atual prefeito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos). “Nos próximos dias, faremos contato com o prefeito Costenaro justamente para nos colocarmos à disposição. Sempre com o propósito de somar, de unir, de pacificar e de fazer acontecer”, ressaltou.
Ao assumir o cargo comissionado de assessor executivo 1, Lunitti passa a integrar a linha direta com a Casa Civil e o gabinete do governador. Ele reafirmou que o seu trabalho será guiado pelo “compromisso com a gestão pública, o desenvolvimento regional e a escuta ativa das demandas dos prefeitos, do setor produtivo e das instituições da sociedade civil organizada”.
Por fim, o ex-prefeito enalteceu a proposta de governo que vem sendo executada no Paraná. “O modelo de Paraná implantado pelo governador Ratinho é um exemplo para o Brasil. Queremos contribuir com esse projeto que sustenta o Estado sob a ótica do desenvolvimento, da tecnologia e do apoio ao setor produtivo, seja ele industrial, de serviços ou de alimentos”.