O Comitê Intersetorial de Controle da Dengue no Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde, está organizando uma grande mobilização de combate à doença em 60 municípios que apresentam os maiores índices de incidência de casos confirmados.
A ação acontecerá no próximo sábado, dia 21, com organização da Defesa Civil e participação de 600 soldados do Exército, militares estaduais da Secretaria da Segurança Pública, 60 integrantes da Defesa Civil municipal, além de técnicos da vigilância das cidades envolvidas.
A realização do evento foi definida em reunião entre os secretários estaduais da Saúde e da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, o coordenador da Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, e o general de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército, da Região Sul.
Nesta quarta-feira, dia 18, a Secretaria da Saúde vai promover a capacitação dos participantes por videoconferência.
Segundo o tenente-coronel Antônio Geraldo Hiller, da Defesa Civil, soldados, profissionais da Secretaria de Segurança e coordenadores da Defesa Civil estarão nas sedes regionais e nas unidades do Exército recebendo as orientações para esta operação.
O trabalho de campo com remoção técnica de criadouros vem sendo aplicado desde o início do ano pela Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual da Saúde, com apoio das equipes de técnicos dos municípios.
Dentre as 60 cidades que receberão as equipes para esta mobilização estão Quatro Pontes, Guaíra, Iracema do Oeste, Nova Aurora, Braganey, Ouro Verde do Oeste, Tupãssi, Brasilândia do Sul, Altônia e Marechal Cândido Rondon.