Se de um lado os agricultores da microrregião de Mal. Cândido Rondon estão satisfeitos com o bom desenvolvimento do milho safrinha, do outro, a queda vertiginosa dos preços motiva grande preocupação.
De acordo com o boletim semanal desta terça-feira do Departamento de Economia Rural, vinculado a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a colheita da soja atingiu 100% no Paraná.
Os trabalhos foram concluídos com 85% das plantas apresentando boas condições e 15% ficando em situação mediana.
O Deral também reportou que a colheita de milho da primeira safra avançou 3 pontos percentuais na semana e atingiu 93% da área cultivada.
Entre as plantações, 83% estão em boas condições e 17% estão em situação média e, de acordo com o Deral, 100% das lavouras de milho verão estão em fase de maturação.
Quanto ao trigo, o Departamento de Economia Rural informou que o plantio no Estado progrediu 11 pontos percentuais entre as duas semanas e atingiu nesta semana 39% da área projetada para o Paraná.
99% das plantações estão em boas condições, 40% das lavouras de trigo estão na fase de germinação e 60% em desenvolvimento vegetativo.
Já no tocante ao milho da safrinha, o Deral revela que o plantio já foi concluído: 92% estão em boas condições e 8% em médias condições.
As fases das lavouras são as seguintes: 45% das plantações estão em desenvolvimento vegetativo, 38% em floração e 17% em frutificação.
Especificamente em relação a microrregião de Marechal Cândido Rondon, os produtores se dizem satisfeitos com o bom desenvolvimento das lavouras, mas estão frustrados com os baixos preços.
Quem confirma isso é o engenheiro agrônomo Cevio Mengarda, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Marechal Cândido Rondon….