Expectativas aumentam para o anuncio do prefeito eleito de Marechal Rondon, Adriano Backes e do vice Soldado Sauer, sobre os primeiros nomes que irão compor o secretariado.
Com o fim do período de transição, o próximo passo é anunciar os secretários municipais.
Pelo menos foi o que disse Backes dias atrás à nossa reportagem: “primeiro vamos concluir o período de transição de governo, e na sequencia – mes de dezembro, faremos o anuncio dos primeiros nomes que formarão nosso secretariado.
Enquanto isso, continuam surgindo mais e mais nomes, de possíveis futuros candidatos.
Backes foi claro quando disse que ele e Sauer escolherão os nomes levando em consideração conhecimento técnico e politico.
A partir de uma primeira notícia veiculada pela Radio Difusora, com rumores e especulações sobre possíveis nomes para compor o novo secretariado de Marechal Rondon, aumentaram os “bochicos” nos bastidores políticos.
A lista atualizada de possíveis nomes do secretariado de Backes e Sauer é a seguinte. São nomes que circulam no meio político, porém, nada de certo.
Na Secretaria Municipal de Saúde o nome apontado é da atual titular e eleita vereadora Marciane Specht.
Para a Secretaria de Mobilidade, dois nomes estão no páreo. Inclusive os dois são sargentos aposentados da Policia Militar e atualmente são diretores da Câmara Municipal de Vereadores: Angelo Rafaeli e Marcos Carlton Hennig.
Para a pasta da educação, não está descartada a permanência do atual Fernando Volpatto; ou então, a possibilidade do vereador Cristiano Mertzner, o “Suko” que ficou na suplência na ultima eleição para vereador.
Para a pasta do Esporte e Lazer o nome tido como referência é do atual secretário Diogo Schneider, o “Bolha”.
Para a finanças, os bastidores políticos apontam para a permanência de Carmelo Daronch.
Secretaria Municipal de Cultura, a indicação pe da esposa do vice-prefeito eleito Soldado Sauer, Elenice Sauer.
Para a presidência da PROEM – Fundação Promotora de Eventos os nomes cotados são do atual gestor Tioni de Oliveira; do atual secretário de cultura, Junior Niszczak; do suplente a vereador Rodrigo Pulga, o Verde; do assessor parlamentar Juliano Bortolon; ou ainda de Neri Wagner.
Para a pasta de gestão de governo, o nome que ganhou força e é dado como certo é do fiel escudeiro e braço direito de Backes, Gilmar Dattein.
Claudinho Koheler também era sondado para a Gestão de Governo, contudo, os caminhos indicam que ele assumirá a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Para as secretarias de Agricultura e de Infraestrutura, os comentários são mais tímidos: para a Infraestrutura as especulações são para a permanência de João Klein, atual titular; ou então para Pedro Rauber, que ficou na suplência de vereador.
Já para a Agricultura e Política Ambiental os nomes são do vereador eleito Maciel Escher; ou a permanência do atual secretário Adriano Freitag
Para a Secretaria de Assistência Social, é dado como certo o nome de Ândria Backes.
Na Secretaria de Administração, o nome mais cotado é o de Adriane Vorpagel, atual diretora da pasta de Mobilidade.
Na secretária de planejamento os comentários apontam para a vinda do do ex-prefeito de Maripá Anderson Bento Maria.
Na procuradoria os bastidores indicam pela permanência de Douglas Gauer.
No SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto os nomes são de Anderson Loffi – atual diretor; ou então dos servidores de carreira Darci Schütz e Gerson Silva.
Também há a possibilidade da inclusão no roll de secretários municipais, do atual prefeito Marcio Rauber, porém, ninguém arriscou qual pasta.
Esses nomes, são especulações que circulam por atores políticos da cidade.
Reiteramos que numa último conversa Backes afirmou: “vamos primeira terminar o periodo de transição, para depois pensar no secretariado, o que deve acontecer no inicio de dezembro”.
E como já estamos na metade do mês de dezembro, aumentam as expectativas para os primeiros nomes do futuro governo de Marechal Rondon, de Adriano Backes prefeito e Soldado Sauer vice.