Agricultura
Exportações brasileiras de soja caem

Publicado em:
As exportações brasileiras de soja caíram 34,4% em agosto em relação ao ano anterior e caíram 32% em relação ao mês anterior, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Brasil (SECEX). Até o momento, as exportações caíram 9,5%, informou a S&P Global Platts.
O Brasil embarcou 80% da soja para a China desde janeiro. Outros destinos importantes incluem Espanha, Turquia, Irã e Holanda. O Brasil tem uma vantagem no mercado chinês de soja, dada a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, disse a S&P, citando fontes.
Mas o aumento dos preços da soja, a maior demanda doméstica e os menores estoques podem limitar o crescimento das exportações no último trimestre do ano. As exportações de farelo de soja caíram 6% em relação ao ano anterior em agosto, para 1,36 milhão de toneladas. Os principais destinos incluem Holanda, Indonésia, França, Tailândia e Coréia do Sul. Os embarques de óleo de soja também caíram 52% em agosto, para 99.700 toneladas.
Os embarques de soja começaram a perder ritmo com a chegada do milho safrinha aos portos. Além de bons volumes já negociados antecipadamente, as altas dos preços futuros do milho e do dólar ante o real estimularam o envio do cereal para o exterior. Além disso, a safra menor de soja no Brasil em 2018/19 e a demanda chinesa mais fraca em virtude da peste suína africana explicam o recuo dos embarques.
No acumulado de 2019, as exportações totalizaram 653,7 mil toneladas, recuo de 6,1% na comparação com os primeiros seis meses de 2018. A receita somou US$ 423,10 milhões (-18,1%). As informações foram divulgadas no portal https://www.world-grain.com.
Fonte: Agrolink

Agricultura
Durante seminário Copagril alerta para evolução do Seguro Rural

Publicado em:
Com cerca de 350 associados presentes foi realizado ontem a tarde na AACC o Seminário Soja e Milho da Copagril.
Duas palestras mantiveram o publico atento no transcorrer da tarde: uma sobre Seguro Agricola, um tema que vem preocupando ultimamente e que precisa ser bem esclarecido aos produtores em função da metodologia que verificação que vem sendo empregada pelas seguradoras e também sobre doenças foliares na cultura da soja.
Na ocasião o presidente Ricardo Chapla falou a respeito, insistindo que o produtor rural precisa, em torno dos assuntos abordados, ficar atento e buscar as informações necessárias.
O palestrante Nilson Aceti explicou aos produtores a evolução do seguro rural no transcorrer dos últimos anos…
Agricultura
Custo de energia elétrica é um dos grandes entraves da piscicultura

Publicado em:
Embora esteja em crescimento em todo o Paraná, a piscicultura é uma atividade que enfrenta problemas de todas as ordens, seja econômica, sanitária e também de infraestrutura.
Uma das questões que gera muita preocupação por parte dos produtores diz respeito ao elevado custo da energia elétrica, que está fazendo muitos pensarem em abandonar o negócio.
Esses aspectos que podem deixar a criação de peixes inviável foram amplamente abordados na terça-feira passada, em reunião virtual da Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema Faep/Senar Paraná.
Na ocasião, o analista do Departamento Técnico e Econômico, Luiz Eliezer Ferreira, revelou o contexto da energia elétrica na produção, com o fim dos subsídios…..
Agricultura
Copagril realiza Seminário de Soja e Milho hoje a tarde

Publicado em:
A Copagril realiza hoje a tarde o seu tradicional Seminário Soja e Milho, evento que não foi realizado presencialmente nos últimos dois anos em razão da pandemia.
A programação começará às 13 horas e 30 minutos com a recepção aos agricultores, no salão social da Associação Atlética e Cultural Copagril.
Após a abertura pelo presidente Ricardo Chapla, ocorrerão duas palestras técnicas, a primeira com Nilson Acerti , da Corretora de Seguros A7, versando sobre “seguro agrícola, instrumento de proteção de riscos”.
A segunda palestra será com o pesquisador da empresa Terra Pesquisa e Treinamento Agricola, Eder Blainski, que vai falar sobre “ doenças foliares na cultura da soja, desafios e cenário atual”.
A previsão da Copagril é que a programação seja cumprida até por volta das 16 horas, possibilitando aos participantes um retorno com tempo suficiente para as tradicionais atividades de final de dia nas propriedades rurais.