Rádio Difusora do Paraná

Exportações do agronegócio atingiram cifra recorde em junho

As exportações do agronegócio em junho deste ano atingiram a cifra recorde para o mês, de 12  bilhões 110 milhões de dólares, o que representa uma alta de 25% comparado ao embarcado  em junho de 2020.

O aumento dos preços internacionais dos produtos agropecuários exportados pelo Brasil, da ordem de  30,4%  foi a principal variável responsável por este valor recorde.

De acordo com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, esse incremento nos preços, em virtude da recuperação econômica global, foi decisivo para o recorde do mês, já que houve queda de 4,1% no índice de quantum das exportações brasileiras.

Já as importações do agronegócio tiveram aumento de 54,2%, chegando a  1 bilhão 280 milhões de dólares e desta  forma, o saldo da balança comercial do agronegócio atingiu 10 bilhões e 800 milhões de dólares.

Em virtude da elevação das exportações de produtos não-agrícolas em 105,3%, influenciados por exportações de minério de ferro e petróleo, a participação dos produtos do agronegócio nas exportações totais brasileiras alcançou 43,1%, mesmo com o recorde observado para os meses de junho.

O principal setor exportador do agronegócio brasileiro foi mais uma vez  o complexo soja.

Um pouco mais da metade do valor exportado pelo Brasil em produtos do agronegócio se deveu as vendas externas desse setor, que teve a soja em grão como principal produto exportado