Rádio Difusora do Paraná

Faciap pede que deputados não aprovem aumento de taxas de cartórios

O projeto de lei que prevê o aumento das taxas dos serviços dos cartórios deveria ser votado em segundo turno na Assembleia Legislativa do Paraná hoje.

Algumas emendas ao projeto aumentam algumas taxas em até 2.000%.

A proposta, aprovada em primeiro turno na semana passada, foi encaminhado ao Legislativo no fim do ano passado pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

Em dezembro, o presidente da Alep, deputado Ademar Traiano, chegou a dizer que não colocaria o projeto em votação.

O texto original previa um reajuste médio de pouco menos de 3% – por causa da inflação.

A proposta também cria novas taxas por serviços que antes não eram cobrados, como a consulta online de matrícula de imóvel.

As emendas ao projeto tornam as taxas ainda mais caras .

Ontem a   Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná  encaminhou um ofício a todos os deputados estaduais solicitando a não aprovação do aumento de preços das custas dos cartóriostema que consta da pauta de votação  na Assembleia Legislativa.

O documento, assinado pelo presidente Marco Tadeu Barbosa,  pede que os deputados se sensibilizem e percebam que o aumento de preços é inoportuno e impertinente neste difícil momento pelo qual passa a economia em função das medidas restritivas de enfrentamento ao novo Coronavírus……

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/09/FAN-JOAO-MARCOS.mp3?_=1

 

Diante da repercussão negativa o  projeto de lei que prevê o aumento das taxas dos serviços dos cartórios do Paraná foi retirado da pauta de votações na Assembleia Legislativa do Paraná .

A decisão foi tomada hoje pela manhã  e é  por dez sessões, segundo anunciou o presidente da Casa, deputado Ademar Traiano.