Ele alcançou a idade de 84 anos
Faleceu na manhã de ontem(09) na cidade de Toledo, onde estava internado, o empresário rondonense Gualberto (Guni) Batschke, 84 anos, em consequência de uma queda sofrida que resultou em traumatismo craniano.
O pioneiro chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon, em 07 de março de 1965, na companhia da esposa Lira Koehler (precedeu-lhe na morte em 13 de maio de 2021) e os filhos Victor e Marcos, procedente de Três de Maio (RS). No Paraná, nasceram mais as filhas Agnes e Suzana.
Em Marechal Cândido Rondon o casal abriu a 1ª loja especializada em utilidades domésticas e eletrodomésticos, bem como, a primeira revenda de gás de cozinha.
Anos depois o casal foi sócio da empresa Refricol e posteriormente constituiu a firma Guni Refrigeração.
Gualberto Batscheke teve ativa participação na comunidade rondonense: foi sócio fundador da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR), de cuja entidade classista foi presidente, gestão 1982-1983; presidente do extinto Oeste Paraná FC, eleito em janeiro de 1968, entre outras importantes funções que exerceu.
O falecimento de Guni aconteceu as 8h30 deste domingo. O velório acontece na Igreja Evangélica União Cristã-MEUC na Rua General Rondon, 1.300 no Jardim Ana Paulo. Nesta segunda-feira (10) às 15h30 acontece o culto de despedida e em seguida o sepultamento
Fonte: Memória Rondonense