Falta de chuvas começa a preocupar agricultores que investiram na safrinha

A falta de chuvas nas últimas semanas já apresenta reflexos ao desenvolvimento do milho safrinha em partes do Brasil.

Dados do balanço hídrico mostram um quadro bastante preocupante para a cultura em áreas produtoras do Centro-Sul do país.

Principalmente na região Centro-Sul, especialistas do agronegócio mencionam que o País vem enfrentando um ano bastante atípico.

Já foi atípico no ano passado, quando foi observado atraso no plantio da soja em grande parte do Brasil.

Profissionais destacam que não bastam chuvas serem registradas nas próximas semanas para reversão do cenário nas regiões de produção, também é preciso que o solo já tenha uma reserva hídrica disponível para garantir o desenvolvimento das plantas.

Apesar de chuvas irregulares estarem previstas para o Centro-Sul do país nos próximos dias, pontos do estado do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul apresentam nos dados reserva de água no solo abaixo de 40%.

Esse cenário não afeta só o milho safrinha, vai afetar as plantas perenes e a cana que vem sofrendo muito com esse quadro que se estabeleceu desde o ano passado.

Para os próximos três meses, começando em abril, os modelos climatológicos apontam a possível continuidade de chuvas abaixo da média em pontos do Centro-Sul do Brasil, mas com certa irregularidade, e chuvas dentro a acima da média em áreas do centro, Norte e Nordeste.

É recomendado aos produtores monitoramente minucioso das condições do tempo nos próximos meses.