Rádio Difusora do Paraná

Família rondonense recebe em Curitiba Prêmio Orgulho da Terra

Em agroecologia a Chácara Santa Rita, localizada na linha Palmital

 

O governador Ratinho Junior exaltou o poderio, a diversidade e a sustentabilidade do agronegócio paranaense durante o anúncio dos vencedores do 1º Prêmio Orgulho da Terra, nesta terça-feira, na sede do IDR-Paraná, em Curitiba.

A premiação reconhece as melhores práticas econômicas, ambientais e sociais do agronegócio paranaense .

Ratinho Junior destacou que os agricultores paranaenses são responsáveis por transformar o Paraná em uma das maiores potências agrícolas do mundo, dentro do conceito de desenvolvimento sustentável.

Ao todo, 12 produtores foram homenageados com o Troféu Orgulho da Terra, em diferentes categorias: Suínos; Aves; Soja e Milho (Grãos);

Bovinocultura de Leite; Feijão; Bovinocultura de Corte; Piscicultura; Turismo Rural; Agroecologia (Agricultura orgânica); Sericicultura (criação de bicho-da-seda); Inclusão Social e Agroindústria.

Um comitê de notáveis composto pela Seab, Adapar, Faep e Fetaep elegeu os vencedores.

Entre os vencedores premiados ontem em Curitiba na 1ª edição do Prêmio Orgulho da Terra estão:

Em Agroecologia a produtora : Lucia Alves, da Chácara Santa Rita, localizada na linha Palmital em Marechal Candido Rondon , que trabalha com produção primária vegetal de orgânicos e agroecológicos com ênfase em hortaliças.

Em Piscicultura o produtor Carlos Stuany, de Toledo; em Suinocultura, Marino Gabriel, de Nova Santa Rosa; e em avicultura, Dalton Ludewig, de Maripá.

Como Personalidade do Ano foi premiado Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento.