Rádio Difusora do Paraná

Fecomercio tranquiliza consumidores mas pede bom senso nas compras

entidade assegura que não haverá desabastecimento

A Fecomércio Paraná, entidade que congrega 63 sindicatos patronais do comércio de bens, serviços e turismo do estado, responsável por 63% do PIB paranaense, representando 500 mil empresas que contam com mais de três milhões de colaboradores, publicou comunicado a fim de orientar e esclarecer a população, neste momento em que se vive a crise do coronavírus.

A entidade menciona que o Paraná é um forte produtor de alimentos, o que nos dá a garantia de que as prateleiras dos mercados vão continuar oferecendo os produtos necessários à subsistência da população;

Este fato permite afirmar, enfaticamente, que não haverá desabastecimento e as pessoas podem ter a certeza de que haverá disponibilidade suficiente para atender a todos.

A Fecomercio por outro lado, destaca ser necessário que todos tenham bom senso e ninguém precisa estocar mantimentos, produtos de higiene e limpeza, rações e outros gêneros de primeira necessidade, além do que estão acostumados a comprar;

As limitações ao funcionamento do comércio, decretadas por algumas prefeituras, têm o objetivo de diminuir a circulação de pessoas, mas sempre haverá alternativas de compra de produtos em cada município, de forma a não prejudicar os cidadãos e suas famílias em momento tão delicado.

No âmbito nacional, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também afirmou que a agropecuária brasileira segue produzindo com êxito e abastecendo o mercado.

“O Brasil é um grande celeiro, produtor de alimentos, e não precisamos ter nenhuma expectativa negativa de que não teremos alimentos para nosso povo”, afirmou, referindo-se às mudanças na rotina dos brasileiros, impostas pela pandemia do coronavírus.

Tereza Cristina acrescenta que a estimativa da safra de grãos 2020/2021 deve ser de 251 milhões e 900 mil toneladas, 4,1% acima da colheita passada, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento.