Conectado com

Geral

Fila de espera por leitos de UTI Covid-19 é de 04 pacientes na 20ª Regional de Saúde de Toledo

O momento da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) segue crítico em Toledo e região. O que mais evidencia isso é a lotação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 e a fila de espera por esses leitos, que é de quatro pacientes na 20ª Regional de Saúde de Toledo, aliado a 11 pessoas esperando por vagas de enfermaria, totalizando 15 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

O alento é que o número de pacientes na fila de espera por leitos de UTI já foi muito maior. Chegou a 49 há poucos dias e hoje é de quatro pessoas. Isso mostra uma melhora significativa, mesmo assim os cuidados sanitários seguem muito necessários.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo são 62 leitos de UTI Covid-19, sendo que todos estão lotados. Os 62 leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Esses leitos são destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que também demonstra a dificuldade da atual situação é a lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e convênios. Os leitos de UTI geral também estão próximos de seu limite. Há poucas semanas o Hospital Bom Jesus chegou a comunicar que estava com esses leitos lotados. No Pronto Atendimento Municipal (PAM) a situação também é delicada, com a estrutura perto do seu limite. Os recursos como insumos, medicamentos e profissionais seguem escassos.

Outros dados que ainda demonstram uma situação difícil são os índices de novos casos e óbitos. Somente nos últimos 10 dias a cidade contabilizou 554 novos casos e 15 óbitos em decorrência de complicações ocasionadas pela doença.

O médico e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, reforçou a importância da vacinação e lembrou da necessidade dos cuidados básicos. “Temos que lembrar da importância da vacinação. Já percebemos que as vacinas são eficazes e os resultados têm sido muito satisfatórios, tanto que hoje a maior parte dos internamentos é de pacientes na faixa dos 30, 40 e 50 anos e não mais de idosos, como em todo o decorrer da pandemia. Os idosos são aqueles que tiveram maior acesso aos imunizantes e isso já tem se mostrado muito eficaz. Temos que lembrar também da necessidade da manutenção dos cuidados básicos, mesmo para quem já está vacinado. Por isso utilize máscara cobrindo toda a boca e nariz, lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, mantenha o distanciamento de pelo menos 1,5 metro dos demais e evite aglomerações”, pontuou.

Macrorregião Oeste 

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Pato Branco; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; e Cascavel, o cenário atual também é complicado, com leitos de UTI Covid-19 lotados no SUS, hospitais particulares e convênios, além de leitos de UTI geral próximos de uma lotação em boa parte das unidades hospitalares.

A Macrorregião Oeste conta com 25 pessoas esperando por leitos de UTI Covid-19 e com 23 cidadãos aguardando por vagas de enfermaria. No total são 48 pacientes na fila de espera por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Consamu emite nota sobre acidente envolvendo ambulância em Cascavel

Catve

Direção esclarece que viatura não pertence ao consórcio

Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná) emitiu nota na tarde desta quarta-feira (22) sobre o acidente de trânsito envolvendo uma ambulância, registrado no no Bairro Santo Onofre, em Cascavel.

A direção explicou que, o veículo não pertence ao Consórcio, pois a viatura é de propriedade de Arapongas, município localizado na região Norte Central Paranaense.

Nota Oficial

A Ambulância do Samu envolvida em acidente automobilístico nesta terça-feira (21/9), no Bairro Santo Onofre, em Cascavel, não pertence ao Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná).

O veículo é de propriedade do Samu de Arapongas, município localizado na região Norte Central Paranaense.

O condutor da referida ambulância e uma técnica de enfermagem haviam encaminhado um paciente para internamento no HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel, quando, instantes após, ocorreu um assalto, seguido de acidente automobilístico.

O motorista da ambulância foi rendido por um assaltante próximo do HUOP, armado com uma faca. O agressor conseguiu levar o celular da vítima e ainda desferiu-lhe uma facada na cabeça.

Em seguida, mesmo ferido, o condutor da ambulância perseguiu o agressor.

No cruzamento da Rua Avaetés, aconteceu forte colisão contra um carro. Com o impacto, a ambulância foi parar dentro de uma residência. A Polícia Militar realizou buscas pelo local, mas o agressor não foi localizado.

Os profissionais do Samu de Arapongas, bem como o condutor do automóvel envolvido no acidente, foram atendidos pelas equipes Consamu Oeste, em conjunto com equipes do Siate.

Em seguida, a Diretoria do Consamu se disponibilizou a apoiar a Secretaria de Saúde e a Coordenação do Samu de Arapongas nos encaminhamentos emergenciais referentes aos funcionários e veículo.

Redação Catve.com
Continue Lendo

Geral

Governador prestigia ampliação de indústria e oficializa obras viárias em Marechal Cândido Rondon

Assessoria

O governador do Paraná, Ratinho Junior, cumprirá agenda na tarde desta quarta-feira em Marechal Cândido Rondon.

Inicialmente ele participará de solenidade marcada para as 14h30 no Salão Social da AACC/Copagril, ocasião em que oficializará a execução de duas obras viárias no município.

Logo após, as 16h00, o governador vai prestigiar a inauguração da terceira torre de secagem da planta industrial da Sooro Renner, com a qual haverá a expansão para a produção de permeado non caking.

O prefeito Márcio Rauber destaca as novas obras que estão sendo viabilizas em parceria com o Governo do Estado…….

 

Continue Lendo

Geral

Primavera começa com previsão de pouca chuva

Imagem ilustrativa da internet

A primavera começa às 4 horas e 21 minutos da tarde desta quarta-feira.

De modo geral, nos períodos secos, o rápido aquecimento durante o dia forma ondas de calor, sobretudo nas faixas Norte e Oeste do Paraná .

Além disso, massas de ar frio e sistemas de precipitação se deslocando lentamente nas proximidades da Costa Sul do Brasil vão manter as temperaturas amenas a altas.

O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica como deve ser a temperatura nesta estação..

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.