Rádio Difusora do Paraná

Fila de espera por leitos de UTI Covid-19 é de 04 pacientes na 20ª Regional de Saúde de Toledo

O momento da pandemia causada pelo Novo Coronavírus (Covid-19) segue crítico em Toledo e região. O que mais evidencia isso é a lotação dos leitos de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 e a fila de espera por esses leitos, que é de quatro pacientes na 20ª Regional de Saúde de Toledo, aliado a 11 pessoas esperando por vagas de enfermaria, totalizando 15 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

O alento é que o número de pacientes na fila de espera por leitos de UTI já foi muito maior. Chegou a 49 há poucos dias e hoje é de quatro pessoas. Isso mostra uma melhora significativa, mesmo assim os cuidados sanitários seguem muito necessários.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo são 62 leitos de UTI Covid-19, sendo que todos estão lotados. Os 62 leitos estão divididos entre o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo. Esses leitos são destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O que também demonstra a dificuldade da atual situação é a lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e convênios. Os leitos de UTI geral também estão próximos de seu limite. Há poucas semanas o Hospital Bom Jesus chegou a comunicar que estava com esses leitos lotados. No Pronto Atendimento Municipal (PAM) a situação também é delicada, com a estrutura perto do seu limite. Os recursos como insumos, medicamentos e profissionais seguem escassos.

Outros dados que ainda demonstram uma situação difícil são os índices de novos casos e óbitos. Somente nos últimos 10 dias a cidade contabilizou 554 novos casos e 15 óbitos em decorrência de complicações ocasionadas pela doença.

O médico e diretor-geral da Secretaria Municipal de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, reforçou a importância da vacinação e lembrou da necessidade dos cuidados básicos. “Temos que lembrar da importância da vacinação. Já percebemos que as vacinas são eficazes e os resultados têm sido muito satisfatórios, tanto que hoje a maior parte dos internamentos é de pacientes na faixa dos 30, 40 e 50 anos e não mais de idosos, como em todo o decorrer da pandemia. Os idosos são aqueles que tiveram maior acesso aos imunizantes e isso já tem se mostrado muito eficaz. Temos que lembrar também da necessidade da manutenção dos cuidados básicos, mesmo para quem já está vacinado. Por isso utilize máscara cobrindo toda a boca e nariz, lave as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, mantenha o distanciamento de pelo menos 1,5 metro dos demais e evite aglomerações”, pontuou.

Macrorregião Oeste 

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Pato Branco; Francisco Beltrão; Foz do Iguaçu; e Cascavel, o cenário atual também é complicado, com leitos de UTI Covid-19 lotados no SUS, hospitais particulares e convênios, além de leitos de UTI geral próximos de uma lotação em boa parte das unidades hospitalares.

A Macrorregião Oeste conta com 25 pessoas esperando por leitos de UTI Covid-19 e com 23 cidadãos aguardando por vagas de enfermaria. No total são 48 pacientes na fila de espera por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News