Rádio Difusora do Paraná

Fila de espera por leitos de UTI Covid-19 é de 29 pacientes na 20ª Regional de Saúde de Toledo

A situação da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) segue crítica em Toledo e região. O que demonstra isso é a lotação dos leitos de UTI Covid-19. Outro fator que ratifica ainda mais a situação delicada são os 29 pacientes que aguardam por um leito de UTI Covid-19. 13 pessoas ainda esperam por uma vaga de enfermaria, totalizando 42 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

Na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde de Toledo são 62 leitos de UTI Covid-19 destinados exclusivamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que todos estão ocupados no momento. Os 62 leitos estão divididos entre o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, e o Hospital Bom Jesus, em Toledo.

A situação crítica também é evidenciada pela lotação dos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais particulares e que atendem via convênios. Nos últimos dias o Hospital Bom Jesus chegou a enfrentar a lotação dos leitos de UTI geral.

No Pronto Atendimento Municipal (PAM) a estrutura também está próxima de seu esgotamento. Insumos, medicamentos e profissionais estão escassos e esses recursos são finitos, uma vez que já não existe espaço físico para aumentar o atendimento.

Os índices de novos casos e óbitos também demonstram uma situação de complicação em Toledo. Somente nos últimos sete dias foram mais 484 casos da enfermidade e 10 vidas ceifadas por complicações decorrentes do novo vírus.

Em entrevista recente, o chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Alberi Locatelli, destacou a situação delicada e lembrou da importância da vacinação como única forma de vencermos a pandemia. “O momento atual é muito delicado, principalmente pela falta de leitos de UTI Covid-19 e pelo esgotamento de nossa estrutura hospitalar. Por isso lembro da importância da vacinação como única forma de sairmos dessa situação. As vacinas já se mostraram eficazes! Então peço para que a população fique atenta a orientação dos municípios quanto aos locais de vacinação e datas para cada grupo”.

 

Macrorregião Oeste

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Toledo; Cascavel; Foz do Iguaçu; Francisco Beltrão; e Pato Branco a situação imposta pela pandemia também é crítica. Isso é evidenciado pela lotação dos leitos de UTI Covid-19 no SUS, hospitais particulares e convênios.

No momento a Macrorregião Oeste conta com 82 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e com 35 pacientes esperando por vagas de enfermaria. No total são 117 cidadãos na fila de espera por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News