Rádio Difusora do Paraná

Fila de espera por leitos de UTI Covid-19 é de 40 pacientes nesta quinta-feira (10) na 20ª Regional de Saúde de Toledo

A situação causada pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) continua preocupando muito em Toledo e região. Nesta quinta-feira (10) os leitos de UTI Covid-19 estão lotados na 20ª Regional de Saúde de Toledo e 40 pacientes ainda aguardam por uma vaga em sua área de abrangência. O boletim ainda mostra que 19 pessoas esperam por leitos de enfermaria, totalizando 59 cidadãos no aguardo por vagas hospitalares.

Vale lembrar que a 20ª Regional de Saúde possui 62 leitos de UTI destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes Covid-19. Todos esses leitos estão lotados e atendem via Sistema Único de Saúde (SUS) e estão divididos entre o Hospital Bom Jesus, em Toledo, o Hospital Municipal Prefeito Quinto Abrão Delazeri, em Palotina, e o Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.

No entanto, o momento é tão delicado que a situação de colapso do sistema de saúde não se restringe ao SUS e já abala os hospitais particulares e convênios que também não possuem leitos disponíveis.

Em um vídeo divulgado no início da semana nas redes sociais, o diretor-geral do Hospital Bom Jesus, Torao Takada, ressaltou que não existem mais vagas de UTI Covid-19 e também de UTI geral. “A situação atual é crítica! Não temos mais leitos de UTI Covid-19 e geral. Também não temos qualquer perspectiva para aumentar o quantitativo de vagas, visto que a estrutura física já não suporta mais e insumos, medicamentos e profissionais também estão cada vez mais escassos”, disse o médico e diretor do Hospital de Referência no atendimento a Covid-19 em Toledo.

O diretor-geral da Secretaria de Saúde de Toledo, Doutor Fernando Pedrotti, ressaltou que os trabalhos têm sido executados de forma intensiva para o melhoramento da estrutura, mas lembrou que todos os recursos são finitos. “O momento é o pior desde o início da pandemia em Toledo. Nós estamos colocando mais camas, mais leitos, mais tudo no PAM, mas de nada adianta se não tivermos mais respiradores e profissionais em quantidade suficiente para atender as pessoas doentes da forma mais adequada. A preocupação é gigante, pois todos esses recursos estão escassos e são finitos”, ponderou.

Macrorregião

Na Macrorregião Oeste, que é composta pelas regionais de saúde de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Francisco Beltrão, e Pato Branco a situação também é de colapso e de enorme apreensão.

A Macrorregião tem leitos de UTI Covid-19 lotados no SUS, convênios e hospitais particulares. De acordo com o último boletim divulgado pelo Consórcio Intermunicipal Samu Oeste (Consamu), a Macrorregião Oeste tem 171 pacientes aguardando por leitos de UTI Covid-19 e 85 pessoas na fila de espera por vagas de enfermaria. No total são  256 cidadãos no aguardo por leitos hospitalares.

Fonte: Toledo News