Conectado com

Geral

Filha do primeiro agricultor a cultivar soja no Brasil é sepultada em Mal. Rondon

Foi sepultada neste domingo, no Cemitério Municipal de Marechal Cândido Rondon, o corpo da pioneira Wanda Herzog.

Ela faleceu na noite de sábado aos 91 anos e o velório aconteceu na Congregação Luterana Cristo.

Ela chegou de mudança em Marechal Cândido Rondon no começo da década de 1960, na companhia do esposo David Herzog, já falecido e do filho Rudi, procedentes de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul.

No Paraná, o casal atuou no ramo de fotografia.

A pioneira era filha do casal Matilde e Gustav Bessel, imigrante de ascendência alemã proveniente da antiga Rússia.

Antes de chegar ao Brasil, ele morou em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e foi o primeiro agricultor a cultivar soja no Brasil.

A semente foi enviada a ele por um pastor muito amigo residente nos Estados Unidos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Consamu tem inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – Consamu.

Há vagas para Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em segurança do trabalho e Técnico em farmácia, para atuarem no Hospital de Retaguarda, em Cascavel.

Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer à sede do Consamu/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel – PR, até o dia 15 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira.

O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo.

Continue Lendo

Geral

Santa Helena tem morte suspeita de Covid-19 e isolamento é necessário

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público atualizar a situação do coronavírus no município. Nesta segunda-feira (6) a equipe de Saúde municipal foi notificada de um possível óbito causado por coronavírus em uma paciente santa-helenense internada no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.

A vítima é uma mulher de 47 anos, que procurou o serviço de Saúde na sexta-feira (4), no período da tarde. Ela estava em casa e chamou uma ambulância, pois começou sentir falta de ar. O transporte encaminhou a paciente até o Centro de Atendimento à Síndromes Respiratórias, onde foi realizada a consulta médica e posterior encaminhamento para internamento na Policlínica Santa Helena, ainda na sexta.

Com a rápida piora do quadro, ela foi incluída na central de leitos que fez a regulação para a UTI do Hospital Moacir Micheletto. No domingo (5) ela veio a óbito em Assis Chateaubriand.

“Após a morte, a equipe do hospital não notificou o município, avisando apenas a família para realizar os trâmites necessários para o translado do corpo. Nem os familiares e os agentes da funerária sabiam que se tratava de um caso suspeito de covid-19, portanto nenhuma medida de prevenção foi tomada. Foi um erro de protocolo gravíssimo do hospital.” explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.

A equipe da prefeitura tentou entrar em contato com a direção do hospital e não recebeu retorno até às 17h desta segunda. “Estamos tomando todas as medidas necessárias e entrando em contato com familiares e trabalhadores da funerária. Todos devem ficar em isolamento domiciliar e serão acompanhados pela equipe do Call Center até o resultado do exame” explica a secretária.

A coleta da amostra foi realizada no hospital e já foi encaminhada ao Lacen-PR, que deve divulgar o resultado nos próximos dias.

Orientações – O período médio de incubação do coronavírus é de 5 a 14 dias. Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal, em casos mais graves. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Quem tiver retornado do exterior ou apresentar qualquer um desses sintomas deve entrar em contato com a equipe do Call Center pelo telefone 45 3268 8366 ou 45 9 9947 6897.

Confira aqui os números detalhados:

Casos Suspeitos – 1
Casos Confirmados – 0
Casos Descartados – 2
Isolamento Domiciliar – 37
Pacientes internados por problemas respiratórios – 1

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Hussein Bakri assina requerimento para que o Governo estude redução do imposto sobre ração de peixe no Paraná

A Assembleia Legislativa encaminhou requerimento ao Governo do Estado para que estude a redução ou até mesmo a isenção do imposto incidente sobre a comercialização da ração para o cultivo do peixe no Paraná

A proposta do deputado Luiz Claudio Romanelli foi apoiada pelo deputado HUSSEIN BAKRI e por diversos outros parlamentares.

O benefício valeria durante a pandemia do coronavírus, em que houve um aumento no preço dos insumos devido à alta do dólar e, consequentemente, o aumento no custo de produção.

O objetivo é preservar os negócios de piscicultores e aquicultores do Paraná, que é o maior produtor de peixes de cultivo do Brasil

Seriam beneficiados centenas de produtores da região Oeste, que é destaque nacional na produção de pescado, sobretudo de tilápia.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.