Geral
Fim das campanhas contra a aftosa no Paraná preocupa Santa Catarina

Publicado em:
Estado manterá a proibição de entrada de animais procedentes do Paraná
A recente autorização do Ministério da Agricultura, retirando a vacinação contra febre aftosa no Paraná, deixa Santa Catarina em alerta.
Há 26 anos sem focos da doença, os catarinenses reforçam o controle sanitário durante esse período de transição, já que a partir de novembro o Paraná suspenderá a vacinação.
Com a medida, cerca de 9 milhões e 200 mil bovinos e bufalos deixarão de ser imunizados no Paraná, o que não muda as normas vigentes em Santa Catarina, ou seja, continua proibida a entrada de bovinos e bubalinos de outros estados, inclusive do Paraná.
No último dia 15 o Ministério da Agricultura autorizou o Paraná a suspender a vacinação contra febre aftosa a partir de novembro e a intenção é de que em 2021 o estado seja reconhecido como área livre da doença pela Organização Mundial de Saúde Animal, a exemplo do que já aconteceu com Santa Catarina em 2007.
Por enquanto Santa Catarina segue como o único estado brasileiro reconhecido pela OIE como livre de febre aftosa sem vacinação, o que coloca o estado em uma posição privilegiada na busca por mercados e demonstra o cuidado extremo com a saúde dos animais.
Conforme o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa, a retirada da vacinação no Paraná demandará uma vigilância ainda maior nesse primeiro momento já que o rebanho catarinense não recebe vacina há 19 anos e não tem nenhuma imunidade contra a doença.
A principal preocupação de Santa Catarina é quanto a comprovação de origem dos animais nascidos no Paraná, pois o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa não prevê a comprovação de origem dos animais e assim não é possível identificar onde os bovinos e bubalinos nasceram. As exigências internacionais são claras e preveem a identificação, registro e a rastreabilidade dos bovinos e é nisso que Santa Catarina acredita.

Geral
Campeões de voleibol e de jiu-jitsu são recepcionados pelo prefeito rondonense

Publicado em:
Os atletas e dirigentes das equipes Aprove Jiu-Jitsu e Vôlei Marechal foram recepcionados, há instantes, pelo prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber. O encontro realizado na sala de reuniões do gabinete contou com as presenças do secretário municipal de Esporte e Lazer, Diogo Schneider, e do vereador Cristiano Metzner (Suko).
No sábado (02), a atleta Isabella Zarichta Scheidt tornou-se campeã mundial de jiu-jitsu, no Mundial Kids CBJJE, em disputa ocorrida na cidade de São Paulo. Silmar Eduardo ficou em 3º lugar na categoria adulto. Ambos integram a equipe Aprove Jiu-Jitsu.
Já a equipe Vôlei Marechal conquistou no sábado, em Maringá, o 9° título do Campeonato Paranaense de Voleibol Sub-19 Feminino. A vitória foi sobre Chopinzinho, por 3 sets a 0, com parciais de 25/13, 25/15 e 25/15.
A exemplo de outras modalidades, as duas equipes recebem o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Fonte: Assessoria
Geral
Clubes de Mães participam de reunião de planejamento

Publicado em:
Acontece na tarde desta segunda-feira (04), no auditório da prefeitura rondonense, a reunião de planejamento para 2024 dos clubes de mães da sede e do interior. O encontro é organizado pela Secretaria de Assistência Social e está sendo comandado pela coordenadora dos clubes de mães, Lurdes Confetti. Também participam o coordenador dos clubes de idosos da prefeitura, Valdir Sachser, e o coordenador das associações de moradores, Rogério Scherer (o Picão).
Nesta terça-feira, às 9h, acontecerá o encontro com representantes dos clubes de idosos e à tarde, às 14h, com as associações de moradores.
Após as reuniões, a Secretaria de Assistência Social irá organizar o calendário oficial, que também terá os eventos oficiais do município e os realizados por entidades e instituições religiosas. A divulgação do calendário geral de eventos deverá acontecer no início do próximo ano.
Fonte: Assessoria
Geral
AACC faz história e goleia e conquista o Paranaense sub-17 de maneira invicta

Publicado em:
Repórter: Guilherme Heinzen