Rádio Difusora do Paraná

Fiocruz encontra mutações preocupantes da Covid-19 em amostras do Paraná

Pesquisadores dizem que é “urgente” a necessidade de verificar a eficácia de vacinas para variantes da doença

 

Um estudo da  Fundação Oswaldo Cruz, recentemente  publicado, diz ter identificado  novas mutações das variantes do coronavírus em circulação no Brasil que podem escapar, mesmo que parcialmente, da imunidade adquirida pelos indivíduos.

A pesquisa da Fiocruz alerta que foram identificadas “mutações preocupantes” em 11 sequências encontradas em cinco Estados e um deles é o Paraná.

Também foram encontradas variações preocupantes no Amazonas, Bahia, Maranhão e Rondônia.

Ainda conforme a  pesquisa, as amostras foram colhidas entre os dias 12 de março de 2020, no começo da pandemia, e 28 de fevereiro de 2021 e fazem parte da Rede de Vigilância Genômica Covid-19 da fundação.

O artigo é assinado por 31 pesquisadores e ainda será submetido a um processo de certificação e validação dos pares, que contará com a participação de outros pesquisadores da área para confirmar os métodos e resultados do estudo, ou seja não deve ser usado para orientar a prática clínica.

No documento, os pesquisadores reforçam ainda que é “urgente” a necessidade de verificar a eficácia de vacinas para variantes da doença e alertam para o risco da ausência de controle da transmissão do vírus.

A propósito a  compra direta da vacina russa Sputnik V por parte do estado do Paraná foi debatida entre deputados estaduais, deputados federais e prefeitos com o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas.

Foi apresentada a possibilidade de o Fundo de Investimento Direto da Rússia fornecer 13 milhões de doses do imunizante, além dos 37 milhões de doses já comprados pelo grupo formado pelos governadores do Nordeste.

O processo seria feito por meio do Consórcio Paraná Saúde.