Conectado com

Geral

Fiocruz: vacinas protegem crianças de covid longa, infecção e morte

Nota técnica publicada pela fundação reforça efetividade da imunização

 

A efetividade das vacinas contra covid-19 usadas em crianças e adolescentes é de quase 90%, e os efeitos adversos graves são raramente relatados, reforça uma nova nota técnica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicada nesta segunda-feira (22). A imunização também é uma ajuda a prevenir a covid-19 longa, quadro que permanece após quase um terço dos das infecções.

Os cientistas da fundação responsáveis pelo texto coordenam o Projeto VigiVac, que monitora dados de vacinação, como adesão, efetividade e ocorrência de eventos adversos.

A nota reforça que as vacinas CoronaVac, do Butantã, e a BNT162b2, da Pfizer, têm alta efetividade contra infecção e, principalmente, contra hospitalização por covid-19.

“Já em relação aos efeitos adversos, a CoronaVac apresentou taxa de 5% para eventos leves, enquanto a Pfizer, os eventos adversos graves foram raramente relatados”, diz a Fiocruz.

Covid longa

As vacinas também protegem contra o quadro crônico chamado de covid longa, uma condição em que a pessoa permanece com sintomas após a fase aguda da doença, o que ocorre em até 30% dos casos.

Segundo a nota técnica, a vacinação reduz em 41% o risco de crianças e adolescentes desenvolverem covid longa, proteção que é ainda maior para crianças com até seis meses da última dose da vacina, chegando a 61%.

“Esse conjunto de achados demonstra a proteção das vacinas contra Covid-19, inclusive em casos considerados como “falha vacinal”, isto é, em casos em que a pessoa não é protegida da infecção. Portanto, as vacinas contra Covid-19 são efetivas em proteger contra formas graves da doença e suas complicações residuais”, diz a Fiocruz.

Baixa adesão

A fundação lembra ainda que a covid-19 foi a principal causa de morte por doença prevenível por vacina, em menores de 19 anos, entre agosto de 2021 e julho de 2022.

A cada 100 mil bebês de até 1 ano, ao menos quatro morreram de covid-19. Mesmo assim, reforça a Fiocruz, “a cobertura vacinal desse imunizante no Brasil ainda encontra-se em números abaixo do esperado, chegando a menos de 25% na faixa etária de 3 a 4 anos de idade com duas doses”.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Segue a mobilização no centro de Marechal Rondon para arrecadar donativos para às famílias do Rio Grande do Sul.

Segue a mobilização no centro de Marechal Rondon para arrecadar donativos para às famílias do Rio Grande do Sul.

Até o momento, foram enviados nove veículos pesados para o estado gaúcho: seis carretas e três caminhões truck.

Nesta sexta-feira (10) mais dois caminhões partirão para levar donativos, e amanha (11) um Bitrem será enviado.

Donativos ainda podem ser doados, com foco principalmente para agua, roupas intimas, e comidas prontas, como bolacha, todinho, suco, Gatorade, dentre outros.

Um dos coordenadores da mobilização em Marechal Rondon, o caminhoneiro Roberto Correia dos Santos, o Beto, conversa com nossa reportagem e agradece a todos os envolvidos.

 

Continue Lendo

Geral

Hussein Bakri recebe comitiva rondonense e articula encontros importantes para pleitear novos investimentos.

Nesta semana, o deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri, foi novamente peça fundamental na articulação de tratativas para novos investimentos para Marechal Rondon.

Uma comitiva rondonense esteve em Curitiba, e acompanhado do deputado Bakri e de sua assessoria, participou de importantes encontros que resultaram em novos avanços para o município.

Marechal Rondon esteve representado pelo prefeito em exercício Ilário Hofstaeter – o Ila; o presidente da Câmara de Vereadores Soldado Sauer; o presidente da Associação Comercial e Empresarial Paulo Grenzel, além de representantes de demais entidades de Marechal Rondon, como o Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG, por exemplo.

Dentre as pautas, a autorização para a sequencia da implantação do Parque Industrial VI, que será instalado em uma área entre o Contorno Oeste e o Clube Lira.

Também foram discutidos assuntos relacionados a segurança publica: uma nova cadeia para Marechal Rondon – para tirar os presos do centro da cidade; e a implantação de uma Delegacia Cidadã.

O deputado Hussein Bakri comemora os avanços para Marechal Rondon e que direta e indiretamente beneficiarão toda a região…

 

 

Continue Lendo

Geral

Rondonenses vão ao Rio Grande do Sul ajudar famílias atingidas.

Um grupo de Marechal Rondon está no Rio Grande do Sul, ajudando às famílias afetadas pelas enchentes.

O rondonense Adelir Kempfer, retratada toda a situação….

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.