Conectado com

Geral

Fiscalização de cultivos agrícolas cresceu mais de 80% no Paraná

A pandemia não impediu as fiscalizações das safras de inverno e verão nas propriedades paranaenses em 2020, que aumentaram 80% ante 2019.

 

 As fiscalizações foram presenciais e remotas

 

As ações fiscalizatórias foram presenciais e remotas.

Fiscais do Crea-PR alertaram sobre a importância dos responsáveis técnicos nas lavouras; verificaram o preenchimento das ARTs – Anotação de Responsabilidade Técnica das atividades agrícolas realizadas e as emissões do Receituário Agronômico – documento com a prescrição de uso dos defensivos agrícolas.

No ano passado, foram abertos 3.907 Relatórios de Fiscalização de culturas agrícolas no Estado, sendo 2.103 do ano anterior. As lavouras de soja, milho e trigo foram as principais fiscalizadas.

Na regional de Cascavel, que compreende 52 municípios, o número saltou de 390 em 2019, para 505 em 2020, aumento de 29%.

O levantamento é do Defis – Departamento de Fiscalização – do Conselho, que também aponta que mais de 60% dos processos de culturas agrícolas de 2020 já foram arquivados, sendo que em 80% deles houve regularização.

Considerando o total de RFs gerados, a regularização ocorreu em mais de 50% dos casos até o momento. Este número é provisório, pois a safra de verão 2020/2021 está em andamento e ainda há muitos processos em trâmite (1.398) que podem ser regularizados.

Assim como todas as atividades das engenharias, agronomia e geociências que o Crea-PR fiscaliza, a fiscalização nas propriedades rurais resulta do impacto na saúde das pessoas e do meio ambiente, pois a agronomia é a responsável por levar o alimento até a mesa da população.

Por isso, a produção deve ocorrer de maneira sustentável, com a aplicação das melhores técnicas de produção e qualidade.

Conforme a engenheira ambiental Mariana Maranhão, gerente do Defis, o papel do profissional é orientar o agricultor na escolha das melhores técnicas, como fazer o plantio, melhores maquinários, evitar pragas de forma controlada, e até mesmo na conservação do solo.

Ela acrescenta que isso reflete desde a otimização de recursos para o produtor, como diretamente na qualidade do alimento, que deve ser produzido de uma forma sustentável e benéfica para a saúde.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Termina hoje o prazo que os eleitores têm para regularizar a situação de seu título eleitoral

Foto: TRE

O Cartório Eleitoral de Marechal Rondon, que atende os municípios da comarca, trabalha em horário diferenciado, para atender a demanda.

Nesta quarta-feira, o Fórum Eleitoral atenderá os eleitores das 9 às 18hrs.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral rondonense, Fabio Gealh, o atendimento acontece apenas por ordem de chegada.

Hoje, quarta-feira, termina o prazo para quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez.

O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo.
É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário.

Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

A data final de 8 de maio – hoje portanto – para a realização dos procedimentos está prevista na legislação eleitoral, e após esse dia qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano.

O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro.

Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

Continue Lendo

Geral

Hemepar completou um mês em marechal Rondon e os resultados superam expectativa

Entrevista com Luana Fazioni, enfermeira responsável.

 

O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) em Marechal Cândido Rondon é novidade tendo como principal objetivo coletar, armazenar, processar e distribuir o sangue doado por voluntários, para pessoas que necessitam de transfusão de sangue.

Com um mês de funcionamento em nosso município completo no dia 04 de maio, as procuras por doadores são gratificantes e superam as metas, tanto que segundo a enfermeira responsável, Luana Fazioni, em breve poderão ampliar os atendimentos, aumentando os dias destinados para este fim.

Em entrevista para Rádio Difusora do paraná, Luana explica um pouco sobre o primeiro mês de funcionamento do Hemepar em Marechal Cândido Rondon.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com a Miss Rondon 2024/2025

O tradicional concurso de beleza rondonense que acontece a cada dois anos teve sua última edição realizada dia 20 de Abril deste ano com a eleita de representação máxima da beleza feminina, Katiane Eloise Pech.

Acompanhe a entrevista completa, onde Katiane comenta sobre a preparação que teve para última edição do Miss Rondon, o que pretende fazer pelo município, quais são seus ideais, quais serão os próximos passos de sua jornada como Miss e sua preparação para o Miss Universo Paraná.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.