A Secretaria de Segurança Pública do Paraná realizou nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, a reunião do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira, com participação de corporações federal, estadual e municipal.
O encontro aconteceu na Delegacia da Polícia Federal. Foi a primeira reunião presencial após a pandemia.
A reunião serviu para avaliar as ações conjuntas e os resultados obtidos em operações de combate ao crime e atividades de prevenção realizadas pelas instituições que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira. Um exemplo é a Operação Hórus, que reúne policiais das três esferas e combate o crime organizado e a entrada e saída de produtos de contrabando nas regiões de fronteira.
Na abertura do encontro, o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, reforçou a importância do trabalho conjunto…
O coordenador de Operações Integradas de Segurança Pública da Secretaria de Segurança Pública do Paraná e organizador do encontro, coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira e destacou a dificuldade de integrar todas as forças….
As autoridades foram unânimes em defender a integração como forma de dar eficácia às ações de combate ao crime.
A chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu, Luiza Lux Lock, falou da atuação da corporação, principalmente, no monitoramento e abordagem de veículos.
Segundo ela, neste ano 42 veículos já foram recuperados pela Polícia Rodoviária Federal, que também apreendeu 53 armas, mais de 50 mil munições, 576 mil maços de cigarro contrabandeados e cerca de 6,5 toneladas de drogas.
O encontro também contou com a apresentação do tenente-coronel Roberto Sampaio Araújo sobre o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, composto por profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros/Defesa Civil, Departamento Penitenciário e pelas Guardas Municipais de Curitiba e Colombo.
O Centro desempenha atividades de videomonitoramento com o uso de aproximadamente 800 câmeras distribuídas por todo o território paranaense, inclusive nas regiões de fronteira.