Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu vai incrementar o setor na região

Representantes dos municípios lindeiros participaram da primeira reunião do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu em Itaipulândia para elencar questões que visam elementos estratégicos para o setor na região.

O plano de ação contempla diagnóstico das potencialidades do lago de Itaipu e seu entorno, criação da plataforma para disseminação da legislação e normativas de gestão dos usos múltiplos, plano estratégico de longo prazo, qualificação profissional, divulgação, busca de recursos e interação regional.

O Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu foi instituído em janeiro de 2024 com a participação de representantes de diferentes instituições da região, caso do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

O objetivo principal desta nova ferramenta é impulsionar investimentos, integração, promoção, práticas responsáveis, inovação e crescimento equilibrado. As instituições signatárias compartilham interesse no desenvolvimento sustentável do turismo náutico.

A responsável das cessões de usos múltiplos da faixa de proteção de Itaipu do lado paraguaio, Zunilda Baez observa que participar do Fórum Permanente de Turismo Náutico é importante para a troca de informações e experiências conjuntas.

Conforme a gerente de turismo sustentável do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Silvana Gomes, foi uma pauta de estruturação do fórum……