Até a semana passada, o Paraná tinha 52 casos confirmados da doença em quatro cidades diferentes – Curitiba, Araucária, Cascavel e Maringá.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, confirmou o primeiro caso a varíola dos macacos e divulgou que outros oito estão em investigação.
Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Saúde, o caso é de um homem com idade entre 20 e 29 anos. Ele está em bom estado de saúde e cumpre isolamento domiciliar. Além disso, o jovem viajou para São Paulo antes de ter sintomas.
Em caso de sintomas, a prefeitura aponta para a procura de Unidade Básica de Saúde para exames, orientações e acompanhamentos. Já em casos de suspeita da varíola dos macacos, os cidadãos devem notificar o CIEVS Fronteira Foz do Iguaçu pelo telefone (45) 2105-8181|8197 ou e-mail [email protected].
Conforme a Prefeitura de Foz, o diagnóstico foi feito pelo Instituto Adolfo Luz, credenciado como laboratório Nacional em Saúde Pública e Laboratório de Referência Macrorregional pelo Ministério de Saúde.
FOZ DO IGUAÇU É NOVA CIDADE A REGISTRAR VARÍOLA DOS MACACOS NO PARANÁ
Conforme o boletim da semana passada divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o Paraná totalizava 52 casos da doença.
Curitiba, Araucária, Cascavel e Maringá eram as cidades com casos confirmados, sendo qe a maioria dos pacientes têm entre 30 e 39 anos.
MONKEYPOX: SINTOMAS E TRANSMISSÃO
Segundo a Sesa, a monkeypox – ou “varíola dos macacos” como é popularmente conhecida – é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.
Fonte: Paraná Portal