Conectado com

Geral

FPA debate a falta de insumos, embargo à carne brasileira e o aumento do custo de produção

Agência FPA

Para o deputado Sérgio Souza existe prejuízo para a população e para o produtor rural, que fica com a menor fatia da produção

A falta de insumos para o plantio da safra 2021/2022, o aumento do custo de produção e o embargo chinês à carne brasileira, que já dura sete semanas, foram os principais temas de debate, nesta terça-feira (26), na reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

O presidente da bancada, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), entende que o setor tem sido taxado como culpado por fazer chegar o alimento mais caro na mesa do brasileiro, mas, segundo ele, não é verdade. “O produtor rural tem o maior risco e fica com a menor fatia de toda a cadeia produtiva,” disse o deputado.

Sérgio Souza acrescentou que uma tonelada de insumo que o produtor pagava em torno de U$ 250, em janeiro, “hoje está custando U$ 800”. O deputado argumenta que mais de 80% dos fertilizantes para a produção agropecuária são importados e encarecem o processo produtivo.

 

Em relação ao embargo chinês à carne brasileira, o deputado Neri Geller (PP-MT) disse ver com preocupação a retaliação da China. “Nós da FPA estamos muito alinhados com os pecuaristas para resolver esse problema e na retomada das exportações. A arroba no meu estado, Mato Grosso, que estava R$ 340, passou para R$ 260, porque o nosso maior mercado está fechado. Cabe uma reflexão sobre a política externa de comércio, visando manter esses mercados abertos e fortalecendo a economia no nosso país,” frisou o deputado.

Falta de insumos

Sobre a possível falta de insumos e fertilizantes no Brasil, o deputado Evair de Melo (PP-ES) destacou que o problema pode gerar consequências para o setor produtivo e a sociedade brasileira. “Nessa ressaca da pandemia, nós corremos um risco de faltar a quantidade suficiente que o Brasil precisa para manter a base produtiva,” disse.

Evair disse ainda que o governo federal está empenhado em discutir internamente o tema “no sentido de abrir novas fábricas de fertilizantes para não faltar insumos agrícolas nas safras seguintes 2021/2022.”

 

Já o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) ressaltou a força do agro brasileiro. “Na matriz produtiva o agro é muito importante, não podemos ficar dependendo de semicondutores de outros países. Nós temos fosfato para a produção de insumos e fertilizantes aqui no Brasil, por isso, precisamos ter estratégia para garantir a menor dependência do mercado mundial.”

Autocontrole

A proposta cria uma nova configuração ao modelo fiscalizatório do setor agropecuário no país e produz efeitos em diversas frentes. Seja ao modernizar regras de controle sanitário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), seja ao estabelecer obrigatoriedade de adoção de programas de autocontrole pelos agentes regulados pela legislação da defesa agropecuária.

Na prática, possibilita que o Estado concentre suas ações no controle e na fiscalização de atividades de maior risco, sem enfraquecer o papel estatal conferido pela legislação vigente. Além disso, permite maior dinamismo e liberdade às atividades econômicas agropecuárias.

Relator do projeto na Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara, o deputado Christino Áureo (PP-RJ), ressaltou a importância da votação do projeto amanhã (27) na CFT. “Este é um assunto da mais alta relevância e prioridade, que espero podermos aprovar com a devida urgência para que a proposta possa seguir para Comissão de Constituição e Justiça e assim, agilizarmos o processo” finalizou.

Fonte: Agência FPA
Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.