Frente da Agropecuária cobra solução para a crise mundial dos fertilizantes

A Frente Parlamentar da Agropecuária recebeu nesta terça-feira o embaixador da Belarus no Brasil, Sergey Lukashevich, para reunião que tratou, entre outros assuntos, da crise mundial de fertilizantes.

 

As barreiras prejudicam a produção de alimentos 

 

O vice-presidente da Frente na Câmara, deputado federal Neri Geller, crê em uma ação estratégica junto ao Itamaraty.

Na opinião dos deputados presentes na reunião e dos convidados, as questões políticas por si só, não podem punir o mundo inteiro com barreiras logísticas e atrapalhar a produção de alimentos.

Ainda mais, segundo Neri, o Brasil, “que é reconhecidamente um produtor mundial”.

Para o parlamentar, as questões referentes aos fertilizantes extrapolam a questão econômica e ficam atreladas a conceitos humanitários.

Ao citar que isso ultrapassou os problemas econômicos, o deputado destacou que é urgente a necessidade de montar um time para acompanhar de perto com o Itamaraty a evolução das sanções aplicadas à países que dispõe de recursos essenciais à produção de alimentos.

O vice-presidente destacou o fato de ser produtor e conhecer de perto as dificuldades que ora são vividas pelo setor produtivo e reforçou a necessidade de acelerar a resolução dos problemas.

Sergey Lukashevich fez questão de mencionar que, enquanto jovem, trabalhou no campo e no arado, além de ter experiência no cultivo de batata e centeio.

O embaixador reforça que, em Belarus, se colhe uma safra única, o que o condiciona a entender o papel dos fertilizantes e do potássio de forma geral.

Acerca das dificuldades de envio de fertilizantes para o Brasil e o resto do mundo, Sergey lembra que, historicamente, Belarus é um famoso exportador, mas por diversas razões políticas, os canais de escoamento das exportações foram bloqueados.

O embaixador reforça que para reconstruir os envios é imprescindível que a diplomacia e os políticos brasileiros ajam conjuntamente.

Para ele, no tempo atual é importante a celeridade, resolver o que está acontecendo agora.