Rádio Difusora do Paraná

Frente Parlamentar do Pedágio fará “pente fino” nos contratos atuais

Os deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar sobre o Pedágio se reuniram com o Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura, da Universidade Federal do Paraná, para traçar ações sobre a nova modelagem dos pedágios no Paraná.

 

 Isso inclui a não realização das obras previstas 

 

Na reunião, os deputados e os técnicos decidiram realizar um “pente-fino” nos contratos atuais, que se encerram no próximo dia 27 de novembro, com o objetivo de revelar o tamanho exato do prejuízo, deixado pelas concessionárias à sociedade paranaense, com a não realização de obras previstas nos contratos.

Será feito um inventário de todas as obras não realizadas pelas concessionárias, que os paranaenses já pagaram no atual contrato, e que foram retiradas em aditivos ou simplesmente não feitas.

Segundo o deputado estadual Evandro Araújo, vice-coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio, além do inventário das obras, o grupo vai atuar no acompanhamento do período de vacância entre o fim do contrato atual e a assinatura dos novos contratos, que, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres, será no fim de 2022.

Araújo disse que é preciso saber como funcionará, exatamente o tempo que durará, como ficará a manutenção das rodovias e os serviços neste período.

Um outro item que gera preocupação dos deputados estaduais, e que será objeto de estudo dos técnicos do Instituto, é o novo edital das concessões das rodovias paranaenses, que a ANTT entregará ao Tribunal de Contas da União nos próximos dias.

O grupo irá avaliar todos os itens do novo edital a fim de saber se os compromissos e garantias, feitos durante audiências públicas, serão incluídos na versão final do documento.