Rádio Difusora do Paraná

Fundada a Academia de Letras Oeste do Paraná

Finalidade é congregar pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas

 

Com o objetivo de resgatar, manter e levar adiante a identidade cultural do Oeste do Paraná, foi fundada oficialmente, no último sábado  a Academia de Letras Oeste do Paraná  – ALOP.

Em cumprimento às determinações do Governo do Estado devido ao agravamento da pandemia do Covid-19, a assembleia foi realizada de forma virtual.

O evento contou com 33 participantes, sendo 28 os acadêmicos fundadores da entidade, oriundos de 14 municípios da região.

Com sede no município de Assis Chateaubriand, a ALOP é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter literário e cultural, que tem por finalidade congregar pessoas que se dediquem às atividades literárias e artísticas nas mais diversas formas de expressão e realizar estudos e pesquisas na área da literatura da região Oeste do Paraná

Durante a assembleia de fundação, além da aprovação do estatuto da entidade, também foi realizada a eleição e posse da primeira Diretoria e do Conselho Consultivo.

Por votação unânime, foi conduzido ao cargo de presidente o poeta José Garcia de Souza, de Assis Chateaubriand, professor, filósofo, bancário aposentado e autor dos livros “Isto é Poesia e Vou Cantar a Minha Aldeia”.

O cargo de vice-presidente foi ocupado por Élio Migliorança, de Nova Santa Rosa;

2ª vice-presidente por Ana Lucia Santolini, de Assis Chateaubriand;

Secretária por Izabel Cordeiro dos Santos Nunes, de Toledo;

2ª secretária por Silvana Pedro Pinto, de Assis Chateaubriand;

Tesoureiro por Davi Pereira, de Toledo; e  como  2ª tesoureira por a rondonense Udilma Lins Weirich.

O Conselho Consultivo é formado por Keyla Christina Almeida Portela, de Assis Chateaubriand;  Edson Rosa de Souza, de Nova Aurora;  Celina de Oliveira Barbosa Gomes, de Assis Chateaubriand;  Marcelo Soares, de Maripá e Ademir Brito dos Santos, de Assis Chateaubriand.