Conectado com

Geral

Gasolina vendida no Brasil segue novas especificações a partir de hoje

Ilustrativa

Novo parâmetro da gasolina trás três novidades

Com as novidades, especialistas afirmam que o combustível ganhou em qualidade, e está mais próximo do padrão europeu, ainda que isso possa pesar mais no bolso na hora de abastecer.

As mudanças valem para a gasolina do tipo C (comum) e premium, aquela indicada pelas fabricantes de carros esportivos.

A Petrobras, responsável pela produção de cerca de 90% da gasolina vendida no Brasil, diz que já segue os novos parâmetros, inclusive no padrão que só entrará em vigor em 2022.

Há 3 novidades nos parâmetros da gasolina.

Um é a exigência de uma massa específica mínima.

A massa específica, ou densidade, é a quantidade de uma substância em um determinado volume.

Para a gasolina, o padrão mínimo é 715 kg/m³.

Isso significa que cada litro de gasolina deve pesar, no mínimo, 715 gramas.

Antes, não havia um indicador.

A segunda novidade é a mudança no método de contagem da octanagem da gasolina.

A octanagem é o nível de resistência da gasolina à compressão no motor.

Quando a mistura de gasolina com ar entra na câmara de combustão, o pistão faz um movimento de compressão, até que a vela solta uma faísca que promove a explosão.

Por fim, a ANP também introduziu a temperatura mínima de 77 °C para a destilação de 50% da gasolina.

Antes, havia apenas um teto para a destilação, de 80 °C.

A destilação garante a boa dirigibilidade, que o combustível vai ser volátil o suficiente na partida a frio para fazer a combustão.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Delegado alerta rondonenses sobre os muitos golpes praticados pela internet

O principal deles é a clonagem de whatsapp

Golpes praticados pela internet, de diversos tipos, têm sido registrados com freqüência em Marechal Cândido Rondon.

O delegado de Policia, Rodrigo Baptista Santos, alerta que a população deve ficar atenta, principalmente em relação a clonagem de whatsapp, onde na maioria das vezes, o golpista solicita uma transferência em dinheiro………..Ouça Audio…

Continue Lendo

Geral

Quatro Pontes confirma primeiro óbito por covid-19

Vitima foi um homem de 71 anos

O setor de Epidemiologia do Município de Quatro Pontes emitiu uma nota sobre primeiro óbito por Covid-19.

 

O Município de Quatro Pontes registrou no final da tarde ontem, dia 22 de setembro, o primeiro óbito por Covid-19.

Este paciente estava em internamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital HOESP, Bom Jesus.

O internamento do mesmo se deu no último dia 14 de setembro, após o paciente apresentar uma piora do quadro, já positivo para Covid-19.

O paciente de 71 anos tem histórico de Acidente Vascular Cerebral (AVC) com sequelas, hipertensão arterial, parkinson, renal crônico, dificuldade de deambular e internamentos recorrentes no hospital de referência do município para tratamentos.

No último dia 04 de setembro, o paciente deu entrada em nossa unidade (Ambulatório Respiratório) com queixa de falta de ar, sendo avaliado pela equipe de enfermagem e pelo médico plantonista e, posteriormente, foi encaminhado ao Hospital de Entre Rios do Oeste para tratamento e acompanhamento dos sintomas apresentados no momento.

Neste período, o paciente ficou internado por três dias, recebendo alta e, então, acompanhamento no município pela equipe de monitoramento (ACS’s) e pela equipe do Ambulatório Respiratório, com visitas domiciliares do médico para melhor acompanhamento do caso.

Durante o monitoramento de dez dias, o paciente realizou coleta de RT-PCR, pois no momento do atendimento no dia 04 de setembro o mesmo foi notificado como caso suspeito para Covid-19.

Coleta foi realizada no dia 08 de setembro e o resultado foi liberado no dia 09 de setembro, sendo positivo para Covid-19.

Durante o acompanhamento do paciente, o mesmo apresentou boa evolução nos últimos dias que antecederam a piora súbita, acontecida na madrugada do dia 14 de setembro, ocasião em que o paciente foi, então, encaminhado para o hospital de referência para atendimento de pacientes com Covid-19 do município, em Entre Rios do Oeste.

Por volta das 08h30 da manhã do dia 14 de setembro, a Epidemiologia foi acionada pelo hospital de referência, informando que o paciente havia dado entrada com quadro grave, necessitando de intubação e que o mesmo necessitava de um internamento em UTI.

Foi, então, colocado na Central de Leitos do Estado, responsável pela regulação das vagas, sendo, no mesmo período, admitido no então Hospital HOESP.

A equipe local, realizou vários contatos com a família e junto à 20ª Regional de Saúde de Toledo em busca de informações sobre o paciente, sendo, então, comunicado que na noite do dia 21 de setembro o mesmo apresentou quadro febril, o que se agravou durante o dia de ontem, 22 de setembro, quando às 17h30 o paciente faleceu.

Nós, da equipe do Ambulatório Respiratório e da Epidemiologia, estamos em contato diário e constante com vários pacientes que positivam e que recebem alta após boa evolução da doença, mas, infelizmente, nem sempre nossa batalha será vencida.

Com muita tristeza e profundo pesar, perdemos no dia de ontem, 22 de setembro, não somente um munícipe ou um paciente de Covid-19, perdemos uma VIDA.

Vida pela qual, junto com a família, lutamos. Estivemos juntos dando apoio, como se fosse da nossa família, pois na batalha contra o Covid-19 não existe lado e estamos todos juntos do lado da VIDA. Nossa eterna gratidão à família e ao nosso paciente.

 

Secretaria de Saúde

 

Quatro Pontes, 23 de setembro de 2020.

Continue Lendo

Geral

Caminhão da prefeitura tomba dentro de propriedade rural no interior de Planalto do Oeste

No final da manhã desta quarta-feira, dia 23, um caminhão da Prefeitura de Nova Santa Rosa tombou no interior de uma propriedade rural, localizada no distrito de Planalto do Oeste.

Segundo informações, o servidor estava executando o trabalho de cascalhamento nas laterais de um açude, quando em dado momento, o condutor perdeu o controle do caminhão e tombou em direção a uma vegetação.

O motorista foi encaminhado para atendimento médico. Ele teria sofrido ferimentos em um dos braços.

Fonte: Conectansr

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.